Graduação em enfermagem: fatores facilitadores e obstáculos encontrados para produção científica

Autores

Palavras-chave:

Estudantes de enfermagem, Percepção, Pesquisa em enfermagem

Resumo

Objetivo: investigar e discutir os fatores facilitadores e os obstáculos para inserção do acadêmico de enfermagem na pesquisa científica. Método: pesquisa transversal com abordagem quantitativa descritiva, realizada com acadêmicos de enfermagem do 8º ao 10º período de uma universidade privada. A coleta de dados foi realizada de agosto a setembro de 2024 através de um formulário eletrônico com 14 perguntas fechadas. Resultados: foram incluídos 72 participantes, a maioria do sexo feminino (94,4%), que estudam e trabalham (61,1%) e não possuem filhos (80,6%). As dificuldades foram: pouca divulgação dos projetos de iniciação científica (43,1%), dificuldade de acesso aos orientadores (31,9%) e indisponibilidade de tempo (41,7%). 65,2% dos participantes só tiveram contato com a pesquisa científica no trabalho de conclusão de curso, encontrando dificuldades na interpretação dos artigos (20,8%), método (34,7%) e escrita científica (38,9%). Como facilidades, sugeriram trabalhar a pesquisa científica em salas de aula (62,5%), incluir disciplinas afins na matriz curricular (43,1%) e aumentar as oportunidades (56,9%). Conclusão: existe a necessidade de modificar o modelo de pesquisa nas universidades privadas, visto que os acadêmicos apresentam lacunas importantes em sua formação como o acesso tardio às pesquisas e, consequente, dificuldades na interpretação da escrita científica e sua aplicabilidade.

Biografia do Autor

Bruna Espindola Maia, Universidade Veiga de Almeida

Recém egressa do curso em Bacharel em Enfermagem da Universidade
Veiga de Almeida.

Gabriel de Paula da Silva Tone, Universidade Veiga de Almeida. Rio de Janeiro – RJ - Brasil.

ORCID: https://orcid.org/0009-0004-4074-3666
Afiliação: Universidade Veiga de Almeida. Rio de Janeiro – RJ - Brasil.
Resumo Biografia: Recém egresso do curso em Bacharel em Enfermagem da Universidade
Veiga de Almeida.

Ana Beatriz Morgado de Loyola, Universidade Veiga de Almeida

Recém egressa do curso em Bacharel em Enfermagem da Universidade
Veiga de Almeida.

Gilvana Jéssica de Oliveira Higa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do
Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Enfermeira da Fundação Saúde do Estado do Rio de
Janeiro. Tenho experiência na área de Enfermagem, com ênfase em pacientes gravemente
enfermos, cuidados Intensivos e de alta complexidade e pesquisadora das áreas do trabalho
e saúde mental.

Elson Santos de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
- UNIRIO; Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -
UNIRIO - Mestrado Acadêmico; Residência em Enfermagem do programa de Terapia Intensiva
Adulto do Hospital Universitário Pedro Ernesto-UERJ. Docente da Faculdade de Enfermagem
da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e enfermeiro do Instituto Nacional do Câncer
(INCA).

Cristiano Bertolossi Marta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro
(2005), Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade
Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) e Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem Aurora
Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Docente da Faculdade de
Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Conselheiro Diretor do Conselho
Regional de Enfermagem - seção Rio de Janeiro (Gestão 2024-2026). Coordenador da Câmara
Técnica Gestão de Projetos de Investimento e Avaliação de Tecnologias em Saúde do
Conselho Regional de Enfermagem - Rio de Janeiro (COREN-RJ). Experiência na área de
Enfermagem com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, Administração e Fundamentos
em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança do paciente,
Prevenção e Tratamento das IST/AIDS, Gestão Hospitalar e Gestão de Curso de Graduação em
Enfermagem, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Avaliação Econômica em Saúde e Avaliação
de custos.

Josiana Araujo de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora e Mestra em Enfermagem pela UERJ. Docente da Faculdade de
Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Veiga de Almeida.
Experiência nas áreas de Terapia Intensiva (Residência em UTI, HUPE/UERJ), Cardiologia (Pós-
graduação lato sensu pela UFRJ) e Administração em Enfermagem.

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Publicado

07-10-2025

Como Citar

Maia, B. E., Tone, G. de P. da S., Loyola, A. B. M. de, Higa, G. J. de O., Oliveira, E. S. de, Marta, C. B., & Oliveira, J. A. de. (2025). Graduação em enfermagem: fatores facilitadores e obstáculos encontrados para produção científica. Revista Educação, Meio Ambiente E Saúde, 15, e-72. Recuperado de https://remas.faculdadedofuturo.edu.br/remas/article/view/72

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