Conforto e ventilação mecânica: perspectivas na teoria de Katharine Kolcaba - Comfort and mechanical ventilation: perspectives on Katharine Kolcaba's theory

Autores

Palavras-chave:

Respiração artificial, Conforto do paciente, NANDA

Resumo

Objetivo: Refletir sobre a abordagem da equipe de enfermagem diante da possibilidade da oferta de conforto aos pacientes dependentes de ventilação mecânica, bem como refletir acerca das complicações e consequências diante desta proposta terapêutica, possibilitando a minimização de impactos ocasionados pela utilização desta tecnologia na unidade de terapia intensiva, com base na Taxonomia de North American Nursing Diagnosis Association - NANDA. Método: Trata-se de estudo revisão bibliográfica realizada em bases de dados eletrônicas: Scielo, Lilacs e BVS, ano de 2022. Resultados: Os artigos estudados apontam para a possibilidade de ofertar conforto aos pacientes em uso de ventilação mecânica, com o objetivo de minimizar o sofrimento quando submetidos a procedimentos invasivos e dolorosos. Conclusão: As prescrições de medidas de cuidados que propiciem o conforto deverão ser supervisionadas pelo enfermeiro, tendo em vista a complexidade clínica do paciente. Para sua exatidão e eficácia mensurada ao campo dos cuidados estabelecidos pelas taxonomias de enfermagem, evidenciados como resultado sua aplicação aos pacientes. 

Biografia do Autor

Giacomo Miceli Junior, Hospital Estadual Azevedo Lima

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGENF da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, pesquisador na linha de pesquisa intitulada: Enfermagem saberes e práticas de cuidar e ser cuidado.  Enfermeiro com Licenciatura plena em Enfermagem, pelo Centro Universitário Celso Lisboa. Bacharelado em Enfermagem pelo Centro Universitário Celso Lisboa, concluído. Enfermeiro especialista em Gestão de Enfermagem de Unidade de Terapia Intensiva (Título de especialista conferido pela Universidade Cândido Mendes no ano de 2021). É enfermeiro especialista em Saúde Pública com Ênfase em Vigilância em Saúde (Título conferido pela Universidade Holística no ano de 2023).Enfermeiro membro da Associação Brasileira de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro - ABEN - RJ.

Ana Luisa Teixeira da Costa Durante, Instituto Nacional do Câncer

Enfermeira. Doutoranda do PPGENFBIO- UNIRIO. Mestre em Enfermagem pela UNIRIO. Especialista em Enfermagem em Oncologia - INCA. Enfermeira da Unidade de Cuidados Paliativos - INCA/MS.

Patrícia Natália Monteiro Leite, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pela UNIRIO. Especialista em Enfermagem Neonatal pela UERJ. Especialista em clínica e cirúrgica-geral pela UNIRIO. Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ/ Escola de Enfermagem Anna Nery/EEAN. Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro pela EEAN/UFRJ.

Fernanda Bruna do Nascimento Alves, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira pela faculdade Adventista paranaense. Intensivista pela faculdade adventista da Bahia. Mestranda de Enfermagem no PPGENF/EEAP/UNIRIO. Enfermeira Rotina de uma unidade cardiointensiva no Estado do Rio de Janeiro .

Andrea dos Santos Garcia, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO e membro do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde - LAETS. Mestre em enfermagem pela UNIRIO (2018). Especialização em Terapia Intensiva na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2015). Residência em clínica médica e cirúrgica na UNIRIO - HNMD (2016). Graduação concluída em dezembro de 2012, no curso de enfermagem no Centro Universitário Serra dos órgãos (UNIFESO). Atualmente enfermeira da equipe de gestão e educação permanente da empresa pública RioSaúde, vinculada a Secretaria municipal de Saúde do Rio de Janeiro e professora da Universidade Estácio de Sá. Experiência na área de emergência, clínica médica, cirúrgica e de fenômenos biológicos rítmicos, com ênfase em sono e na aplicação de modelos estatísticos à análise de dados ligados à área de saúde. Áreas de atuação: emergência, saúde do adulto, clínica médica e cirúrgica.

Paula de Souza Mota, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira, mestre em enfermagem. Tenente da Marinha do Brasil, Hospital Naval Marcílio Dias.

Sarah Goes Barreto da Silva Moreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda pelo Programa de Pós graduação em Enfermagem e Biociencias PPGENFBIO/UNIRIO.Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro colaboradora da Comissão de Instrução de Processos Éticos CIPE/COREN-RJ. Membro do Grupo Laets- Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde e NuPEEMC- Núcleo de Pesquisa, Experimento e Estudos em Enfermagem na Área da Mulher e da Criança, ambos ligados à EEAP/UNIRIO. Especialista em Terapia Intensiva Adulta, Neonatal e Pediátrica pela Faculdade WPOS/AVM.Especialista em Saúde Pública com foco na Estratégia Saúde da Família (Faculdades Unyleya). MBA em Gestão de Pessoas e Gestão Pública. Servidora da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (UTI/UI Neonatal -Hospital Maternidade Carmela Dutra). Graduada pela UNIRIO (2006), sendo bolsista CNPq por 3 anos e 6 meses da graduação.Tem experiência na Licenciatura para Técnicos da área de Enfermagem, com ênfase em Preparatórios para Concursos Públicos e Militares, formação técnica (teórica e prática).Supervisão em Enfermagem, Rotina e Coordenação de Serviços.

Simone Gomes dos Anjos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem. Enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva do HUGG/UNIRIO.

Viviane Reis Fontes da Silva, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Atualmente enfermeira 30h da Secretaria Municipal de Saúde lotada na SUBG/SMS. Doutora do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestra do Curso de Pós Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar - Mestrado profissional (PPGSTEH), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tenho experiência na área de Enfermagem hospitalar, com ênfase em Enfermagem Clínica Cirúrgica Adulto e Pediátrica. Atuei como enfermeira plantonista no Hospital Municipal Souza Aguiar na Neurocirurgia Adulto e Unidade de Internação Pediátrica. Atuei como Enfermeira Supervisora de Estágio em nível de Graduação da Universidade Castelo Branco. Atuei como Enfermeira Psiquiátrica na Unidade Integrada de Saúde Mental - UISM / Marinha do Brasil.

Carlos Roberto Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Pós-Doutorado pela Universidade de Pernambuco em 2015. Atualmente é Diretor de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi Chefe do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAP/UNIRIO (2010-2012). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidado de enfermagem, cti, enfermagem em terapia intensiva e tecnologia e em Editoração Eletrônica de Revistas na Plataforma SEER/IBICT. Atual Editor Gerente da Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online. Concluiu o Curso preparatório para o Portal Web of Knowledge e as bases de dados promovido pelo IBICT-RJ. Professor e Orientador do Programa de Mestrado em Enfermagem e de Doutorado em Enfermagem e Biociências da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIRIO e Coordenador do Curso de Mestrado em Enfermagem PPGENF-UNIRIO.

Referências

- Santos L do SC dos, Barros SD de, Ferreira MFDC, Barros BTD, Barros RLM, Souza BRB de Campos JER, et al. A enfermagem na prevenção e cuidados relacionados à pneumonia associada à ventilação mecânica: Uma revisão integrativa. RSD. [Internet]. 2021 [acesso em 27 de novembro de 2022];10(7):e58210716935. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16935.

- Cruz DA, Sousa I de L, Santana PVD, Oliveira LK de A, Sousa FW dos S, Araújo Ágata MX de, et al. Impactos da ventilação mecânica invasiva nos pacientes da COVID-19: revisão integrativa. RSD. [Internet]. 2021 [acesso em 27 de novembro de 2022];10(11): e380101119656. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/19656.

- Da Silva HS, Almeida Dos Santos A, dos Santos Nunes N, Affonso Luna A. Intervenções de enfermagem relacionadas à ventilação mecânica em pacientes graves acometidos por covid-19. Rev. eletro. de ciên. tecno. e inova. [Internet]. 2021 [acesso em 27 de novembro de 2022];2:36-48. Disponível em: http://seer.unirio.br/rectis/article/view/10945.

- Dantas TP, Aguiar CA da S de, Rodrigues VRT, Silva RRG da, Silva MIC da, Sampaio LRL, Pinheiro WR. Diagnósticos de enfermagem para pacientes com COVID-19. J. Health NPEPS. [Internet]. 2020 [acesso em 27 de novembro de 2022];5(1):396-41. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/4575.

- Laranjeira Saraiva E, Einstoss Barbosa Siqueira M, Silva Sousa C. Assistência de enfermagem prestada ao paciente crí¬tico com COVID-19: um relato de caso. SaudColetiv (Barueri). [Internet]. 2021 [acesso em 27 de novembro de 2022];11(COVID):6993-7006. Disponível em: https://doi.org/10.36489/saudecoletiva.2021v11iCOVIDp6993-7006.

- Menezes, Harlon França de et al. Nursing diagnoses, results, and interventions in the care for Covid-19 patients in critical condition. Revista da Escola de Enfermagem da USP. [Internet]. 2021 [acesso em 27 de novembro de 2022];55 e20200499. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-220X-REEUSP-2020-0499.

- Marques ACC, Vasconcelos EL, Comassetto I, Silva RRSM da, Bernardo THL. Dilemas vividos pela equipe de enfermagem no cuidado ao paciente com COVID-19 na UTI: Revisão integrativa. RSD. [Internet]. 2021 [acesso em 27 de novembro de 2022];10(12):e417101220296. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20296.

- Corrêa, Thiago Domingos et al. Intensive support recommendations for critically-ill patients with suspected or confirmed COVID-19 infection. Einstein (São Paulo) [online]. [Internet]. 2020 [acesso em 27 de novembro 2022];18 eAE5793. Disponível em: https://doi.org/10.31744/einstein_journal/2020AE5793.

- Holanda, Marcelo Alcantara e Pinheiro, Bruno ValleCOVID-19 pandemic and mechanical ventilation: facing the present, designing the future. Jornal Brasileiro de Pneumologia. [Internet]. 2020 [cited 2022 nov 17];46(4) e20200282. Available from: https://doi.org/10.36416/1806-3756/e20200282.

– Horta W.A. Processo de Enfermagem. São Paulo: EPU, p. 129. 1979.

- Uzunian, Armênio. Coronavirus SARS-CoV-2 and Covid-19. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial. [Internet]. 2020 [Acessado 27 Novembro 2021];56, e3472020. Disponível em: https://doi.org/10.5935/1676-2444.20200053.

- Lima L, Bessa M, Silva S, Moura K, Souza J, Freitas R. Processo de enfermagem para pacientes com manifestações respiratórias da COVID-19. Revista de Enfermagem UFPE online. [Internet]. 2021 [acesso em 27 de novembro de 2022];15(1). Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/245345

- Diagnóstico de enfermagem da NANDA: definições e classificação 2021-2023. Porto Alegre: Artmed; 2021.

Publicado

22-09-2023 — Atualizado em 25-09-2023

Versões

Como Citar

1.
Miceli Junior G, Durante ALT da C, Leite PNM, Alves FB do N, Garcia A dos S, Mota P de S, et al. Conforto e ventilação mecânica: perspectivas na teoria de Katharine Kolcaba - Comfort and mechanical ventilation: perspectives on Katharine Kolcaba’s theory. Rev. Educ. Meio Amb e Saúde [Internet]. 25º de setembro de 2023 [citado 8º de julho de 2025];13:e-11. Disponível em: https://remas.faculdadedofuturo.edu.br/remas/article/view/11

Edição

Seção

Revisão Bibliográfica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.