Tempo total e latência do sono de graduandos de medicina - Total sleep time and latency of medical students

Autores

Palavras-chave:

Qualidade do sono, Actigrafia, Estudantes de medicina

Resumo

Objetivo: Analisar, a partir da actigrafia de pulso, o TTSNM, a latência e o WASO de estudantes de graduação em medicina. Método: Estudo de natureza observacional e analítica, amostra constituída por 131 estudantes que preencheram o formulário, o questionário índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) e a escala de Sonolência de Epworth (ESE). As associações entre a qualidade do sono e as variáveis qualitativas foram analisadas a partir do teste Qui-quadrado. Resultados: Na análise estatística, observou-se valores muito discrepantes registrados nos resultados da actigrafia nas variáveis TTSNM, latência, WASO, número de despertares noturnos. Conclusão: Os resultados demonstraram a necessidade da realização de um programa educativo entre os estudantes com vistas a melhoria da qualidade do sono e prevenção de agravos à saúde.

Biografia do Autor

Solange Campos Vicentini, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Médica (EMC/UNIRIO), Mestre em Saúde da Família (UNESA), Doutora em Ciências (UNIRIO). Docente de Fisiologia do Departamento de Ciências Fisiológicas (UNIRIO). Coordenadora de projetos de extensão sobre o Sono, projeto de pesquisa sobre ansiedade e estresse em estudantes de medicina e projeto de ensino. Membro da Comissão Interna de Avaliação do Curso de Medicina da UNIRIO.

Eliane Dantas Rocha, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Biologa - Doutora e Mestre em Ciências pelo IBCCF- UFRJ. Docente de Fisiologia do Depto de Ciências Fisiológicas da Unirio. Coordenadora do Programa de Extensão Saúde, Bem estar e Qualidade de Vida Unirio. Coordenadora dos Projeto de Pesquisa sobre ansiedade e estresse em estudantes de medicina/UNIRIO.

André Felipe Cardoso Fernandes Rosas Dias, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduando do 11º periodo do curso de Medicina da Escola de Medicina e Cirurgia/ UNIRIO. Discente de iniciação científica no projeto sobre ansiedade e estresse em estudantes de medicina. Foi monitor bolsista de fisiologia e integrante voluntário no programa de extensão Saúde Bem-Estar e Qualidade de Vida (UNIRIO).

Patrícia Natália Monteiro Leite, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pela UNIRIO. Especialista em Enfermagem Neonatal pela UERJ. Especialista em clínica e cirúrgica-geral pela UNIRIO. Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ/ Escola de Enfermagem Anna Nery/EEAN. Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro pela EEAN/UFRJ.

Pedro Henrique de Carvalho Gomes , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduando do 11º periodo do curso de Medicina da Escola de Medicina e Cirurgia/ UNIRIO. Discente de iniciação científica no projeto sobre ansiedade e estresse em estudantes de medicina. Foi monitor bolsista de fisiologia e integrante voluntário no programa de extensão Saúde Bem-Estar e Qualidade de Vida (UNIRIO).

Lucas Maia Peclat de Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduando do 11º periodo do curso de Medicina da Escola de Medicina e Cirurgia/ UNIRIO. Discente de iniciação científica no projeto sobre ansiedade e estresse em estudantes de medicina. Foi monitor bolsista de fisiologia e integrante voluntário no programa de extensão Saúde Bem-Estar e Qualidade de Vida (UNIRIO).

Otávio De Gasperis Costa, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduando do 11º periodo do curso de Medicina da Escola de Medicina e Cirurgia/ UNIRIO. Discente de iniciação científica no projeto sobre ansiedade e estresse em estudantes de medicina. Foi monitor bolsista de fisiologia e integrante voluntário no programa de extensão Saúde Bem-Estar e Qualidade de Vida (UNIRIO).

Ana Luisa Teixeira da Costa Durante, Instituto Nacional do Câncer

Enfermeira. Doutoranda do PPGENFBIO-UNIRIO. Mestre em Enfermagem. Especialista em Enfermagem em Oncologia - INCA. Enfermeira da Unidade de Cuidados Paliativos - INCA-MS-RJ.

Marcus Vinicius Gemelli Minucci, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Medico (UFRJ); Especializacao em Neurologia; Mestre em Biofisica (UFRJ) e Doutor em Ciências ( UFRJ). Docente de Fisiologia do Departamento de Ciências Fisiológicas da UNIRIO. Coordenador do projeto de Pesquisa sobre relaçao mente-cérebro e os mecanismos da memória segundo Bergson.

Carlos Roberto Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Pós-Doutorado pela Universidade de Pernambuco em 2015. Atualmente é Diretor de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi Chefe do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAP/UNIRIO (2010-2012). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidado de enfermagem, cti, enfermagem em terapia intensiva e tecnologia e em Editoração Eletrônica de Revistas na Plataforma SEER/IBICT. Atual Editor Gerente da Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online. Concluiu o Curso preparatório para o Portal Web of Knowledge e as bases de dados promovido pelo IBICT-RJ. Professor e Orientador do Programa de Mestrado em Enfermagem e de Doutorado em Enfermagem e Biociências da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIRIO e Coordenador do Curso de Mestrado em Enfermagem PPGENF-UNIRIO.

Referências

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Publicado

22-09-2023 — Atualizado em 25-09-2023

Versões

Como Citar

1.
Vicentini SC, Rocha ED, Dias AFCFR, Leite PNM, Gomes PH de C, Oliveira LMP de, et al. Tempo total e latência do sono de graduandos de medicina - Total sleep time and latency of medical students. Rev. Educ. Meio Amb e Saúde [Internet]. 25º de setembro de 2023 [citado 21º de maio de 2025];13:e-10. Disponível em: https://remas.faculdadedofuturo.edu.br/remas/article/view/10

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa

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