Tempo total e latência do sono de graduandos de medicina - Total sleep time and latency of medical students
Palavras-chave:
Qualidade do sono, Actigrafia, Estudantes de medicinaResumo
Objetivo: Analisar, a partir da actigrafia de pulso, o TTSNM, a latência e o WASO de estudantes de graduação em medicina. Método: Estudo de natureza observacional e analítica, amostra constituída por 131 estudantes que preencheram o formulário, o questionário índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI) e a escala de Sonolência de Epworth (ESE). As associações entre a qualidade do sono e as variáveis qualitativas foram analisadas a partir do teste Qui-quadrado. Resultados: Na análise estatística, observou-se valores muito discrepantes registrados nos resultados da actigrafia nas variáveis TTSNM, latência, WASO, número de despertares noturnos. Conclusão: Os resultados demonstraram a necessidade da realização de um programa educativo entre os estudantes com vistas a melhoria da qualidade do sono e prevenção de agravos à saúde.
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