Explorando o Cenário Bibliométrico: A Interseção entre Espiritualidade/Religiosidade e Saúde na Produção Científica Atual - Exploring the Bibliometric Scenario: The Intersection between Spirituality/Religiosity and Health in Current Scientific Production

Autores

Palavras-chave:

Enfermagem, Bibliometria, Espiritualidade, Religiosidade, Saúde

Resumo

Objetivo: analisar as tendências atuais em pesquisas bibliométricas relacionadas à espiritualidade e religiosidade em saúde e, identificar padrões e avanços na produção acadêmica nesse campo. Método: Utilizou-se métodos bibliométricos, examinou-se uma ampla gama de publicações, incluindo artigos originais e de revisão, considerando indicadores como citações, coautoria e frequência de termos-chave. Resultados: os resultados revelam um aumento significativo na produção científica nesse domínio nos últimos anos, indicando um interesse crescente. Observamos também a diversificação de tópicos e abordagens, refletindo a complexidade e a amplitude da espiritualidade e religiosidade. Conclusão: destaca a importância de acompanhar de perto essas tendências para orientar futuras pesquisas e promover uma compreensão mais abrangente do papel da espiritualidade e religiosidade na sociedade contemporânea. Este estudo oferece uma visão abrangente e atualizada do cenário bibliométrico nesse campo, proporcionando insights valiosos para pesquisadores, acadêmicos e profissionais interessados nessa área em constante evolução.

Biografia do Autor

Wander Silvio Leal, Secretaria Municipal do Rio de Janeiro - SMS-RJ

Graduação em enfermagem. Mestrando em enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Enfermeiro assistencial em sala de trauma e emergência do Hospital HECC e da Secretaria Municipal de Saúde. Funcionário do hospital são Francisco da penitenciária: enfermeiro assistencial em pré e pós-operatório cardíaco. Pós-graduação em cuidados com a pele - Universidade Gama Filho. Pós-graduação em cardiologia e hemodinâmica pelo instituto de ensino e pesquisa Albert Einstein

Giacomo Miceli Junior, Hospital Estadual Azevedo Lima

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGENF da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Enfermeiro celetista no Hospital Estadual Azevedo Lima - HEAL ativo na UTI Adulto. Enfermeiro membro da Associação Brasileira de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro - ABEN - RJ.

Danielle Copello Vaz, Instituto Nacional do Câncer

Enfermeira. Doutoranda do PPGENFBIO - UNIRIO. Mestre em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar da UNIRIO. Residência multiprofissional do Instituto Nacional de Câncer. Enfermeira do ambulatório da unidade de Cuidados Paliativos do INCA/MS.

Ana Luísa Teixeira da Costa Durante, Instituto Nacional do Câncer

Enfermeira. Doutoranda do PPGENFBIO- UNIRIO. Mestre em Enfermagem pela UNIRIO. Especialista em Enfermagem em Oncologia - INCA. Enfermeira da Unidade de Cuidados Paliativos - INCA/MS.

Jessika Fernandes Tardim de Souza, Instituto Nacional do Câncer

Enfermeira Tecnologista Pleno do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Enfermeira em Centro Cirúrgico da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro no Hospital Municipal Jesus. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO).Enfermeira Especialista em Enfermagem em Cirurgia Robótica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Central de Material Esterilizado e Recuperação Pós Anestésica e em Enfermagem Oncológica. Sócia da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado (SOBBEC). Experiência e atuação na área de Enfermagem em Centro Cirúrgico, com ênfase em cirurgias oncológicas e Robóticas pelo INCA, cardíacas, vasculares pelo IECAC e cirurgias pediátricas pelo Hospital Municipal Jesus. Fisioterapeuta pela UNISUAM.

Paula de Souza Mota, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO; Residência em Enfermagem em Cardiologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO; Pós-Graduação em Enfermagem em Neonatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ. Primeiro-Tenente do Corpo de Saúde da Marinha como Encarregada do Serviço de Internação e Alta Hospitalar do Hospital Naval Marcílio Dias- HNMD; Técnica de enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- EEAP.

Sarah Goes Barreto da Silva Moreira, Hospital Maternidade Carmela Dutra

Doutora pelo Programa de Pós graduação em Enfermagem e Biociencias PPGENFBIO/UNIRIO.Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro colaboradora da Comissão de Instrução de Processos Éticos CIPE/COREN-RJ.Especialista em Terapia Intensiva Adulta, Neonatal e Pediátrica. MBA em Gestão de Pessoas e Gestão Pública. Servidora da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (UTI/UI Neonatal -Hospital Maternidade Carmela Dutra).

Andrea dos Santos Garcia, Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro – RioSaúde

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. Mestre em enfermagem pela UNIRIO. Especialista em Terapia Intensiva na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Residência em clínica médica e cirúrgica na UNIRIO – HNMD. Atualmente enfermeira da equipe de gestão e ensino e pesquisa da empresa pública do Rio de Janeiro – RIOSAUDE e professora da Universidade Estácio de Sá.

Simone Gomes dos Anjos, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle — HUGG

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Terapia Intensiva Adulto. Enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do HUGG - UNIRIO e HUCFF - UFRJ.

Carlos Roberto Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Pós-Doutorado pela Universidade de Pernambuco em 2015. Atualmente é Diretor de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi Chefe do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAP/UNIRIO (2010-2012). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidado de enfermagem, cti, enfermagem em terapia intensiva e tecnologia e em Editoração Eletrônica de Revistas na Plataforma SEER/IBICT. Atual Editor Gerente da Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online. Concluiu o Curso preparatório para o Portal Web of Knowledge e as bases de dados promovido pelo IBICT-RJ. Professor e Orientador do Programa de Mestrado em Enfermagem e de Doutorado em Enfermagem e Biociências da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIRIO e Coordenador do Curso de Mestrado em Enfermagem PPGENF-UNIRIO.

Referências

BARNES, P. M., & POWELL-GRINER, E. (2020). Complementary and alternative medicine use among adults and children: United States, 2012-2017. National Health Statistics Report, 134.

BENSON, P. L., & SPILKA, B. (2022). The importance of spirituality and religion for mental health: A review of the research. Journal of Religion and Health, 61(4), 1177-1193.

CHANDLER, C. C., CASH, D. W., & LEE, J. (2022). Spirituality and health: A state-of-the-art review. Journal of Religion and Health, 61(1), 1-17.

CRONIN, B., & CRONIN, B. (1990). The citation process: The role and significance of citations in scientific communication. London: Taylor Graham.

CURLIN, F. A., LAWRENCE, R. E., ODELL, S., & CHIN, M. H. (2008). Religion, conscience, and controversial clinical practices. The New England Journal of Medicine, 356(6), 593-600.

EGGHE, L. (2005). Introduction to informetrics: Quantitative methods in library, documentation and information science. Elsevier.

GARFIELD, E. (1979). Citation indexing: Its theory and application in science, technology, and humanities. Wiley.

GLÄNZEL, W., & MOED, H. F. (2002). Journal impact measures in bibliometric research. Scientometrics, 53(2), 171-193.

KOENIG, H. G., KING, D. E., & CARSON, V. B. (2021). Handbook of religion and health (4th ed.). New York, NY: Springer.

KOLCABA, K.Y. Holistic comfort: operationalizing the construct as a nurse-sensitive outcome. Adv. Nurs. Sci., v.15, n.1, p.1-10, 1992.

LUCCHETTI, G., de Oliveira, L. R., Koenig, H. G., & Leão, F. C. (2013). Religion, spirituality and the mental health of the elderly. International Psychogeriatrics, 25(2), 177-185.

MOED, H. F., & Van Raan, A. F. J. (2005). The use of bibliometric indicators in research evaluation. In H. F. Moed, W. Glänzel, & U. Schmoch (Eds.), Handbook of quantitative science and technology research (pp. 273-307). Dordrecht, Netherlands: Springer.

PARGAMENT, K. I. (2022). Religion and spirituality in health care. New York, NY: Guilford Press.

PATERSON, J.; ZDERAD, L. Humanistic nursing. New York: John Wiley & Sons, 1976.

PEDRÃO, RB; BERESIN R. O Enfermeiro frente à questão da Espiritualidade: Nursing and spirituality; 2010.

PRAEGER, S. Teorias de enfermagem: os fundamentos para a prática profissional. 4ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 241-251.

PUCHALSKI C. Spirituality in health: the role of spirituality in critical care. Crit Care Clin [Internet]. 2004 [acesso 22 sep 2019];20(3):487-504. DOI: 10.1016/j.ccc.2004.03.007.

SEEMAN, T. E., DUBIN, L. F., & SEEMAN, M. (2003). Religiosity/spirituality and health: A critical review of the evidence for biological pathways. American Psychologist, 58(1), 53-63.

SILVA, C. R. L. O Conceito de Conforto na Perspectiva de Clientes e de Enfermeiras em Unidades de Internação Hospitalar. Tese de doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ. EEAN, 2008.

SILVA, C. R. L.; CARVALHO, V.; FIGUEIREDO, N. M. A. Predicações de conforto na perspectiva de clientes e de enfermeiros. Cogitare enferm., v. 16, n. 1, p. 49-55, Jan./Mar. 2011.

VAN RAAN, A. F. J. (2005). Benchmarking of national research performance: The use of bibliometric indicators. In H. F. Moed, W. Glänzel, & U. Schmoch (Eds.), Handbook of quantitative science and technology research (pp. 309-338). Dordrecht, Netherlands: Springer.

WALTMAN, L., & VAN ECK, N. J. (2012). The inconsistency of the h-index. Journal of the American Society for Information Science and Technology, 63(2), 406-415.

ZHU, Y., & ZHANG, W. (2022). Bibliometric analysis of research on spirituality and health: A 20-year review. Journal of Religion and Health, 61(4), 1194-1210.

Publicado

05-02-2024 — Atualizado em 29-04-2024

Versões

Como Citar

1.
Leal WS, Miceli Junior G, Copello Vaz D, Costa Durante ALT da, Tardim de Souza JF, Mota P de S, et al. Explorando o Cenário Bibliométrico: A Interseção entre Espiritualidade/Religiosidade e Saúde na Produção Científica Atual - Exploring the Bibliometric Scenario: The Intersection between Spirituality/Religiosity and Health in Current Scientific Production. Rev. Educ. Meio Amb e Saúde [Internet]. 29º de abril de 2024 [citado 18º de março de 2025];14:e-31. Disponível em: https://remas.faculdadedofuturo.edu.br/remas/article/view/31

Edição

Seção

Bibliometria

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.