Fotobiomodulação em úlceras de pressão: revisão integrativa - Low-Level Light Therapy in pressure ulcers: integrative review

Autores

Palavras-chave:

Laser de baixa intensidade, Úlcera por pressão, Enfermagem

Resumo

Objetivo: Identificar, a partir de publicações científicas, a utilização do Laser de Baixa Intensidade para o tratamento de úlcera. Métodos: Revisão integrativa com levantamento bibliográfico nas bases de dados Medline, LILACS, BDEnf e SciELO, entre 2011 e 2021, utilizando os descritores Low Level Light Therapy, Pressure Ulcer. Foram incluídos artigos em português, inglês e espanhol, com os resumos disponíveis nas bases de dados selecionadas e disponíveis na íntegra sem custos. Para análise dos artigos, aplicou-se a ferramenta CASP adaptada. Resultados: A amostra final foi composta por 05 artigos. Foram descritas que cicatrização da úlcera ocorreu após 30 dias de tratamento e observou-se epitelização total. A combinação de terapia fotodinâmica, laserterapia e revestimento com membrana de celulose é um tratamento promissor para a cicatrização de UP em pacientes diabéticos. Considerações Finais: A maioria dos resultados aponta que a cicatrização efetiva das úlceras por pressão está relacionada com a irradiação do laser no comprimento de onda de 658nm.

Biografia do Autor

Monique Votto Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem.

Simone Gomes dos Anjos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem. Enfermeira da Unidade de terapia Intensiva do HUGG/UNIRIO

Juliana Mendes Marques, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Enfermagem e Biociências.  Professora da Faculdade de Medicina da Universidade Estácio de Sá - Angra dos Reis.

Luiz Carlos Santiago, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Cristiano Bertolossi Marta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Enfermagem. Mestrado em Enfermagem. Doutorado em Enfermagem e Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF).  Professor Associado e coordenador da subárea de Administração em Enfermagem do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DFEN/FENF/UERJ). Membro do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (LAETS) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP/UNIRIO). Coordenador do Núcleo de Pós-Graduação em Enfermagem e Diretor do Núcleo de Pesquisa da Universidade Veiga de Almeida. Pesquisador Líder do Núcleo de Avaliação de Tecnologias e Economia em Saúde e Segurança do Paciente (NATESSP) da Universidade Veiga de Almeida.

Daniel Aragão Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Doutor em Enfermagem.

Roberto Carlos Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Coordenador do Laboratório de Avaliação de Tecnologia em Saúde.

Patrícia Natália Monteiro Leite, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Mestra em Enfermagem pela UNIRIO. Especialista em Enfermagem Neonatal pela UERJ. Especialista em clínica e cirúrgica-geral pela UNIRIO. Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ/ Escola de Enfermagem Anna Nery/EEAN. Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro pela EEAN/UFRJna Nery/EEAN.

Carlos Roberto Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Pós-Doutorado pela Universidade de Pernambuco em 2015. Atualmente é Diretor de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi Chefe do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAP/UNIRIO (2010-2012). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidado de enfermagem, cti, enfermagem em terapia intensiva e tecnologia e em Editoração Eletrônica de Revistas na Plataforma SEER/IBICT. Atual Editor Gerente da Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online. Concluiu o Curso preparatório para o Portal Web of Knowledge e as bases de dados promovido pelo IBICT-RJ. Professor e Orientador do Programa de Mestrado em Enfermagem e de Doutorado em Enfermagem e Biociências da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIRIO e Coordenador do Curso de Mestrado em Enfermagem PPGENF-UNIRIO.

Referências

ANDRADE MC, et al. Effect of different pre-irradiation times on curcumin-mediated photodynamic therapy against planktonic cultures and biofilms of Candida spp. Arch. Oral Biol., 2013; (17):58.

ARAÚJO AR, et al. Efeitos do laser de baixa potência no trata- mento de úlceras de pressão em um equino. Fisioterapia Bras., 2008; 1(9).

ARAÚJO ID. Fisiologia da cicatrização. In: Petroian A. Lições de Cirurgia, 1ª ed., ed. Interlivros; 1997; 101-14p.

ARAÚJO WCO. Health information retrieval: construction, models and strategies. ConCI., 2020; 3(2).

BERNARDES LO, JURADO SR. Efeitos da laserterapia no tratamento de lesões por pressão: uma revisão sistemática. Rev Cuid., 2018; 9(3).

BOTELHO LLR, et al. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. GeS, 2011; 5(11).

BRASIL. Ministério da Saúde. Resolução Nº 7, de 24 de fevereiro de 2010. Brasília: MS; 2010. Dispõe sobre os requisitos mínimos para funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva e dá outras providências.

CAETANO AM. Custo-efetividade da laserterapia no tratamento de lesão por pressão (tese). Universidade Nove de Julho, São Paulo, 2019.

CENTER FOR EVIDENCE-BASED MEDICINE. Oxford Centre for Evidence-Based Medicine: Levels of Evidence, 2009. Disponível em: https://www.cebm.ox.ac.uk/resources/levels-of-evidence/oxford-centre-for-evidence-based-medicine-levels-%20of-evidence-march-2009. Acesso em: 17 mar. 2023.

CORRÊA FI, et al. O uso do laser HeNe (638, 8 nm) no fechamento de feridas. Fisioterapia Bras., 2019; 4(2).

CRITICAL APPRAISAL SKILLS PROGRAMME. CASP Checklists, 2021. Disponível em: https://casp-uk.net/casp-tools- checklists/. Acesso em: 17 mar. 2023.

DORNELLES C, et al. Experiences of critically ill patients with invasive mechanical ventilation. Esc Anna Nery, 2012; 14(4).

LANZAFAME RJ, et al. Temperature-Controlled 830-nm Low-Level Laser Therapy of Experimental Pressure Ulcers, 2004.

LIMA AMCT, et al. Photobiomodulation by dual-wavelength low-power laser effects on infected pressure ulcers. Lasers in Medical Science, 2019; 35.

LIMA NEP, et al. Laserterapia de baixa intensidade no tratamento de feridas e atuação da enfermagem. Revista de Enfermagem da UFPI, 2018; 7(1).

MENEGUZZO DT, et al. Laserterapia em Feridas. Campinas-SP. 2015.

PAGE MJ, et al. The PRISMA 2020 statement: an updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ. 2021; 372(71).

PROCKT AP, et al. Uso de terapia com laser de baixa intensidade na cirurgia bucomaxilofacial. Rev Port Estomatol Med Dent Cir Maxi- lofac., 2008; 49(4).

ROSA LP, et al. Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, 2017.

RUH AC, et al. Laser photobiomodulation in pressure ulcer healing of human diabetic patients: gene expression analysis of inflammatory biochemical markers. Lasers in Medical Science, 2017;33.

SIBBALD RG, et al. Increased bacterial burden and infection: the story of NERDS and STONES. Article in Advances in Skin & Wound Care. November, 2006.

TARADAJ J, et al. Effect of laser therapy on expression of angio- and fibrogenic factors, and cytokine concentrations during the healing process of human pressure ulcers. International Journal of Medical Sciences, 2018;15(11).

THOMÉ AMC, et al. Dichromatic and monochromatic laser radiation effects on antibiotic resistance, biofilm formation, and division rate of Pantoea agglomerans. Laser Phys, 2018; 28(6):065606.

THOMÉ AMC, et al. Dichromatic and monochromatic laser radiation effects on survival and morphology of Pantoea agglomerans. Laser Phys, 2017; 27(5):055602.

THULER SR, PAULA MAB. Guia de Boas Práticas. Preparo do leito da Lesão. SOBEST: 2016.

Publicado

12-09-2023 — Atualizado em 25-09-2023

Versões

Como Citar

1.
Ferreira MV, Anjos SG dos, Marques JM, Santiago LC, Marta CB, Machado DA, et al. Fotobiomodulação em úlceras de pressão: revisão integrativa - Low-Level Light Therapy in pressure ulcers: integrative review . Rev. Educ. Meio Amb e Saúde [Internet]. 25º de setembro de 2023 [citado 18º de março de 2025];13:e-1. Disponível em: https://remas.faculdadedofuturo.edu.br/remas/article/view/1

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.