Programas universitarios de enfermería: factores facilitadores y obstáculos a la producción científica
Palabras clave:
Estudiantes de enfermería, Percepción, Investigación en enfermeríaResumen
Objetivo: Investigar y discutir los factores facilitadores y los obstáculos para que los estudiantes de enfermería participen en la investigación científica. Método: Estudio transversal con abordaje cuantitativo descriptivo, realizado con estudiantes de enfermería del 8º al 10º período de una universidad privada. Los datos fueron recolectados de agosto a septiembre de 2024 utilizando un formulario electrónico con 14 preguntas cerradas. Resultados: Se incluyeron 72 participantes, en su mayoría del sexo femenino (94,4%), que estudiaban y trabajaban (61,1%) y no tenían hijos (80,6%). Las dificultades fueron: poca publicidad de los proyectos de iniciación científica (43,1%), dificultad para acceder a supervisores (31,9%) y falta de tiempo (41,7%). El 65,2% de los participantes sólo había tenido contacto con la investigación científica en su trabajo de fin de carrera, encontrando dificultades en la interpretación de artículos (20,8%), métodos (34,7%) y redacción científica (38,9%). Como facilidades, sugirieron trabajar la investigación científica en el aula (62,5%), incluir asignaturas relacionadas en el plan de estudios (43,1%) y aumentar las oportunidades (56,9%). Conclusión: Es necesario cambiar el modelo de investigación en las universidades privadas, ya que los universitarios tienen importantes lagunas en su formación, como el acceso tardío a la investigación y las consiguientes dificultades para interpretar los escritos científicos y su aplicabilidad.
Citas
Pereira LH, Schveitzer MC. Análise das experiências em iniciações científicas de estudantes de medicina do Campus São Paulo/UNIFESP. Revista de Medicina [Internet]. 2020 [acesso em 22 de julho 2024]; v. 99, n. 4, p. 326-334. Disponível em:
https://www.revistas.usp.br/revistadc/article/view/168025.
Cavalcante ASP, Vasconcelos MIO, Lira GV, Henriques RLM, Albuquerque INM, Maciel GP, et al. As ligas acadêmicas na área da saúde: lacunas do conhecimento na produção científica brasileira. Revista Brasileira de educação médica [Internet]. 2018. [cited 2024 mar 20]; v. 42, p. 199-206. Available from:
https://www.scielo.br/j/rbem/a/k7qRfT6dmKPXk4Rx49TVBQw/abstract/?lang=pt.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm.
Estado de Minas: Ciência e Saúde [homepage na internet]. Os desafios da pesquisa científica no Brasil [acesso em 20 mai 2024]. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/ciencia/2022/01/23/interna_ciencia,1339495/os- desafios-da-pesquisa-cientifica-no-brasil.shtml.
Paula DSP, Gonçalves, MD, Rodrigues MGJ, Pereira RS, Fonseca JRO, Machado AS, et al. Integração do ensino, pesquisa e extensão universitária na formação acadêmica: percepção do discente de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde [Internet]. 2019 [cited 2024 jun 05]; , n. 33, p. e549-e549. Available from: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/549.
Fernandez AC, Oliveira SA, Lobato TCL, Siqueira GG, Albuquerque FHS, Pereira VS. Dificuldades e fragilidades vivenciadas por alunos durante a graduação em universidade pública. Brazilian Journal of Health Review [Internet]. 2021 [cited 2024 sept 20]; v. 4, n. 1, p. 3506-3514. Available from: https://www.brazilianjournals.com/ojs/index.php/BJHR/article/download/25154/2005 0.
Conselho Federal de Enfermagem (Brasil). Enfermagem em Números. Ed. Brasília: COFEN; 2023. Disponível em: https://www.cofen.gov.br/enfermagem-em-numeros/.
Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução Nº 573 de 31, de Janeiro de 2018. Recomendações do Conselho Nacional de Saúde à proposta de Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de graduação Bacharelado em Enfermagem. Diário Oficial da União 06 nov 2018; 213(1).
Matos SA, Silva FVS, Lopes ML, Oliveira SA, Parente EP. Importance of scientific initiation and extension projects for undergraduate nursing. Research, Society and Development [Internet]. 2022 [acesso em 20 de agosto 2024]; v. 11, n.14, e75111435846. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i14.35846.
Hulley SB, Cummings SR, Brower WS.Delineando a pesquisa clínica. 4th ed. PortoAlegre: Artmed; 2015.
Conselho Nacional de Saúde (Brasil). Resolução nº 14874, de 28 de maio de 2024. Dispõe sobre a pesquisa com seres humanos e institui o Sistema Nacional de Ética em Pesquisas com Seres Humanos. Diário Oficial da União 29 maio 2024, Edição 103, Seção 1, Página 6.
SAHO M, Lomanto GA, Salviano ICB, Reis ES, Anjos KF, Rosa DOS. Características sociodemográficas e acadêmicas de estudantes de enfermagem em formação profissional. Revista Enfermagem Contemporânea [Internet]. 2021 [acesso em 18 de agosto 2024]; v. 10, n. 2, p. 280-288. Disponível em: https://journals.bahiana.edu.br/index.php/enfermagem/article/view/3892.
Aleluia ES, Nascimento LR, Victorica D, Araujo SC, Carvalho DJM. Perfil do acadêmico de enfermagem de uma instituição de ensino privada de Salvador-Bahia. Research, Society and Development. [Internet]. 2023. [acesso em 29 de outubro de 2024]; 12(7):e0112734858. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/372972510_Perfil_do_academico_de_enf ermagem_de_uma_instituicao_de_ensino_privada_de_Salvador_-_Bahia.
Serafim MP, Amaral EM. Mulheres na Ciência: precisamos corrigir o passado para enfrentar o futuro? Avaliação, Campinas; Sorocaba [Internet]. 2021 [acesso em 20 de setembro 2024];v. 26, n. 01, p. 1-4.Disponivel em: https://www.scielo.br/j/aval/a/d4RBDGk7vQpxKqw88LkhNLh/.
Brusco CM, Strehl MS, Barroso BM, Gonçalves KRS, Lisboa SDC, Haubert TA, et al. Projeto mulheres em ciência da Saúde: Divulgação para conscientização do espaço da mulher no meio científico. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG [Internet]. 2024. [cited 2024 jun 22]. V.12, 2014. Available from:https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/46666>.
SANTOS JER, Lucio LG, Rosa APT, Silva EM, Silva DA. Estudar e trabalhar: motivações e dificuldades de graduandos de Enfermagem. Nursing Edição Brasileira [Internet]. 2020 [acesso em 13 de junho 2024];v. 23, n. 263, p. 3678- 3682. Disponível em:
<https://www.revistanursing.com.br/index.php/revistanursing/article/view/659>.
Figueiredo MC, Rosa M, Silva M, Amendoeira J. Qualidade de Vida dos estudantes de enfermagem – A Scoping Review. Congresso Luso Espanhol de estudantes de Enfermagem [evento na Internet]. 2021 [acesso em 20 de setembro 2024]. Disponível em: https://repositorio.ipsantarem.pt/entities/publication/e0a5fa88-7dc8-4a98-8e51-97a6af2e7c94.
Santoro FR, Toledo BA, Campos JLA, Alves ASA, Campos LZO. Maternidade na etnobiologia: desafios encontrados por pesquisadoras que são ou buscam ser mães. Ethnoscientia-Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnoecology [Internet]. 2021 [acesso em 17 de setembro 2024]; v. 6, n. 2, p. 72-88. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/ethnoscientia/article/view/10365.
Silva MSB, Santo MCE, Constantino GNB, Acioli MMS, Pedrosa PHB, Oliveira AR, et al. Inserção do graduando de enfermagem no programa de inciação científica: estudo de reflexão. Revista Ibero-Americana de Humanidades [Internet]. 2024 [cited 2024 dec 07]; v.10. n.05.maio. Available from: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/14123/7139.
Duho SYA, Moraes JS, Modesto MFN, Assis NR, Pontes ARB, Bitar MAF, et al. Impactos de ações extensionistas educativas e o uso de metodologias ativas na formação acadêmica e profissional do enfermeiro. Brazilian Journal of Health Review [Internet]. 2022 [cited 2024 sept 15]; v. 5, n. 6, p. 23611-23621. Available from:
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/54932>.
Moraes A, Guariente MHDM, Garanhani ML, Carvalho BG. A formação do enfermeiro em pesquisa na graduação: percepções docentes. Revista Brasileira de Enfermagem [Internet]. 2018 [acesso em 22 de agosto 2024]; v. 71, p. 1556-1563. Disponível em:
<https://www.scielo.br/j/reben/a/wSX9HD4CZBysx8DDJZ7qKCB/?lang=pt>.
Silva MTF, Mendes CCS, Nascimento JMB, Rebouças BDF, Sousa GPCL, Matias FAO, et al. Contribuição da tutoria na formação acadêmica de graduandos em enfermagem. Research, Society and Development [Internet]. 2022 [cited 2024 oct 08]; v.11, n. 3, p.49211326684-e49211326684. Available from: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/26684.
Fernandes HMA, Barbosa ES. A pesquisa na formação do universitário: iniciação científica como espaço de possibilidades entre os acadêmicos da área da saúde. Revista Thema [Internet]. 2022 [cited 2024 mai 12]; v. 21, n. 4, p. 1110-1121. Available from: <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2790.
Amorim CB, Oliveira MF, Barlem ELD, Mattos LM. Dificuldades vivenciadas pelos estudantes de enfermagem durante a sua formação. Journal of Nursing and Health. [Internet]. 2019. [acesso em 17 de setembro de 2024]. v. 9, n. 3, 2019. Disponível em: http://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/enfermagem/article/view/14310.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista Educação, Meio Ambiente e Saúde

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a REMAS, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem à REMAS. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim como em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.