Custo-utilidade de prótese osteointegrada extraoral na reconstrução nasal - Cost-Utility of Extraoral Osseointegrated Prosthesis in Nasal Reconstruction

Autores

Palavras-chave:

Reconstrução nasal, Avaliação de custo-efetividade, Cirurgia plástica, Prótese nasal

Resumo

Objetivo: avaliar o custo-efetividade de prótese osteointegrada extraoral para a correção de deformidades nasais. Métodos: avaliação econômica em saúde baseada em modelo de Markov, comparando a cirurgia de retalho facial, sob a perspectiva do SUS. Resultados: a cirurgia de retalho resultou em uma razão de custo-efetividade incremental por ano de vida ganho ajustado à qualidade adicional de R$ 2.181,23. Conclusão: a cirurgia de retalho é a alternativa custo-efetiva para a reconstrução nasal de pacientes pós-rinectomia no SUS, dependendo da disposição de pagar, já que a razão de custo-efetividade incremental foi menor que o limiar de disposição de pagar.

Biografia do Autor

Rawlson Raoult de Thuin, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense - UFF (1982); Especialista em Cirurgia Geral no Hospital de Ipanema (1984); Pós graduado em Cirurgia Plástica pelo Serviço do Prof. Ivo Pitanguy (1987); Especialista e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP (1987); Professor, em cirurgia plástica, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Professor, em cirurgia plástica, do Instituto Carlos Chagas; Professor do Serviço Global Cirurgia Plástica; Professor, em cirurgia plástica, da Universidade Santa Úrsula; Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (2016); Fundador e Ex-diretor do Centro Brasileiro de Anomalias Craniofaciais; Mestrado em Medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2018); Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2022); Graduando em Pós-Doutorado em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Roberto Carlos Lya da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pesquisador Líder do Grupo de Pesquisa CNPq "Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde - LAETS" e Representante da UNIRIO na Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologias em Saúde - REBRATS. Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, MBA em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE) e Hospital Alemão Oswaldo Cruz (PROADISUS/MS), Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery(2006). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências PPGENFBIO. Professor Titular da UNIRIO. Credenciado como docente permanente do Curso de Mestrado em Enfermagem e do Curso de Doutorado em Enfermagem e Biociências, ambos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNRIO. É Consultor Ad Hoc da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT), da Sociedade Brasileira para o progresso da Ciência - SBPC e da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ. 

Carlos Roberto Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências - PPGENFBIO (Doutorado) e do PPGENF (Mestrado) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Membro Fundador do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde da UNIRIO. 

Daniel Aragão Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado II do Departamento de Enfermagem Fundamental, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - EEAP/Unirio (entrada: 2012). Doutor em Biociências (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2014). Mestre em Enfermagem (EEAP/Unirio, 2010). Especialista em Gestão de Hospitais Universitários Federais no SUS (Hospital Sírio Libanês, 2016). Especialista em Enfermagem Clínica e Cirúrgica Geral (Hospital dos Servidores do Estado - Residência, 2008), Pós-graduado em Enfermagem Intensiva de Alta Complexidade (Universidade Gama Filho, 2008). Graduado em Enfermagem (Unirio, 2005). Atualmente: Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (desde 2016); Pesquisador do Laboratório de Avaliação Econômica e Tecnologias em Saúde (desde 2016) e; Gerente de Ensino e Pesquisa do HUGG-Unirio/Ebserh.

Paulo Ribeiro de Andrade Filho, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

formado em Administração pela UFRJ e Mestrando do Curso: Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar - Mestrado Profissional da UNIRIO. Possuo Especialização em Gestão em Saúde pelo COPPEAD-UFRJ, Finanças pelo IBMEC e Pós-graduação em Governança Pública e Accountability na UNINTER.
Atuo numa grande empresa que tem por missão gerir os hospitais universitários federais com o desafio de atender aos pacientes do SUS mas principalmente servir ao propósito educacional com excelência de maneira sustentável nas vertentes: Ambiental, Social e de Governança.
Iniciei importante jornada no Mestrado Profissional no intuito de iniciar a formulação de produto de Avaliação de Indicadores Assistenciais versus Indicadores de Custos Hospitalares para decisões estratégicas no âmago dos Hospitais Federais e Universitários Federais.
Em 2023 durante o período de 11 a 19 de janeiro de 2023, alunos do mestrado do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead) e da University of San Diego (EUA) conheceram as instalações do HUGG-Unirio e atuei como gestor do Projeto do Programa "Projetos Multiculturais 2023", viabilizado por meio da parceria entre a universidade americana e o Coppead.
Em 2021, fiz uma apresentação através de uma aula na Faculdade Isecensa na graduação em Psicologia sobre Governança Corporativa e Compliance. Morei em Londres por seis semanas em 2002 com a intenção de desenvolver meu inglês e conhecer outros países como França e Escócia. Experiência de vida única, onde na época eu aumentava minha atividade profissional e resolução de problemas.
Forte atuação no planejamento e gestão de projetos esportivos inovadores, além da operação e controle de Eventos Esportivos de médio e grande porte. Contato próximo com práticas e inovações modernas no segmento esportivo graças ao aprendizado constante com especialistas e ícones do setor.

Cristiano Bertolossi Marta, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possuo Graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), Mestrado em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005), Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ) e Pós-doutorado pela Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Especialização em Avaliação Econômica em Saúde pela Universidade de Brasília (em andamento). Avaliador do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/BASis). Conselheiro do Conselho Regional de Enfermagem - seção Rio de Janeiro (Gestão 2024-2026). Membro da Direção e Coordenador da Câmara Técnica Gestão de Projetos de Investimento e Tecnologias em Saúde do Conselho Regional de Enfermagem - Rio de Janeiro (COREN-RJ). Professor Associado e coordenador da subárea de Administração em Enfermagem do Departamento de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (DFEN/FENF/UERJ) atuando como docente preceptor do Estágio Supervisionado na modalidade de Internato em Enfermagem e docente responsável pela disciplina Suporte Assistencial de Enfermagem na Residência em Enfermagem. Nessas atividades, há o desenvolvimento de discussões sobre a temática ligada a ATS, tomada de decisão para incorporação de tecnologias. Além disso, há o desenvolvimento de orientações de trabalhos de conclusão de curso da graduação e pós-graduação com a temática ATS. Atuo como Membro do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (LAETS) da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (EEAP/UNIRIO) onde participo de bancas de qualificação e defesa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu dentro dessa temática. Pesquisador Líder do Núcleo de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde (NAETS/ CNPq), onde apresento a temática na graduação e pós-graduação Lato Sensu. Líder do Núcleo de Pesquisa Enfermagem Baseada em Evidências (NUPEBE) - Grupo CNPq do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ). Possuo experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, Administração e Fundamentos em Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança do paciente, Prevenção e Tratamento das DST/AIDS, Gestão Hospitalar e de Curso de Graduação em Enfermagem, Avaliação de Tecnologias em Saúde, Avaliação Econômica e Avaliação de custos.

Livia de Souza Câmara, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle

Enfermeira de família , pré-natalista, atuante em dois hospitais universitários: HUGG e HUPE. Mestre em enfermagem pela unirio, doutoranda em enfermagem pela unirio.

Andrea dos Santos Garcia, Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro – RioSaúde

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. Mestre em enfermagem pela UNIRIO. Especialista em Terapia Intensiva na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Residência em clínica médica e cirúrgica na UNIRIO – HNMD. Atualmente enfermeira da equipe de gestão e ensino e pesquisa da empresa pública do Rio de Janeiro – RIOSAUDE e professora da Universidade Estácio de Sá.

Antônio Augusto de Freitas Peregrino, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007), Pós doutorado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2017). Atualmente é professor titular do Departamento de Ciências Radiológicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, assessoramento do Conselho Regional de Enfermagem RJ e pesquisador da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação de Tecnologia em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, custo efetividade, assistencia de enfermagem, economia em saúde e radioterapia e incorporaçõa de tecnologias em saúde e radioproteção.

Marcelo Daher, Interclínica-Centroplástica

Graduado em Medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973) e Pós-Graduado em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1975-1977). Mestrado em Cirurgia Plástica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982-1983) sob a orientação do Professor Doutor Ivo Pitanguy. Cirurgião Plástico do Hospital da Lagoa por concurso publico federal pelo DASP (1977-2010). Chefe de Serviço de Cirurgia Plástica e Reparadora do Hospital da Lagoa (1992-2010). Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, CBC, desde 1979, Diretor do Capítulo de Cirurgia Plástica do CBC (2006-2007 e 2008-2009) e Membro Emérito do CBC (2019-Atual). Membro especialista e Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, SBCP, (1975-Atual), Presidente da SBCP - Regional do Rio de Janeiro (2020-2021). Sócio diretor da INTERCLINICA CENTROPLASTICA (1992-Atual), serviço de suporte à sua especialidade Cirurgia Plástica e Reparadora.

Referências

ARAGONES, Lucia Tomas.; MARRON, Servando. Body Image and Body Dysmorphic Concerns. Acta Derm. Venereo, n. 217, v. 96, p. 47-50, 2016. Disponível em: https://doi.org/10.2340/00015555-2368. Acesso em: 18-mai. 2022

BARTON, Virginia; ARMESON, Kent; HAMPRAS, Shalaka; FERRIS, Laura; VISVANATHAN, Kala; ROLLISON, Dana; ALBERG, Anthony. Nonmelanoma skin cancer and risk of all-cause and cancer-related mortality: a systematic review. Archives of dermatological research, n. 4, v. 3, p. 243-251, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s00403-017-1724-5. Acesso em 18-mai. 2022.

ELMELEGY, N; ELGHAMRY, S; SHOUKR, T. Free Style Perforator Flaps for Aesthetic Facial Reconstruction. World Journal of Plastic Surgery, v. 8, n. 2, p. 195-199. Disponível em: https://doi.org/10.29252/wjps.8.2.195. Acesso 07-jun. 2022.

FARIS, Callum; HEISER, Alyssa; QUATELA, Olivia; JACKSON, Matthew; TESSELER, Oren; JOWETT, Nate; LEE, Linda N. Health utility of rhinectomy, surgical nasal reconstruction, and prosthetic rehabilitation. Facial Plastics/Reconstructive Surgery, n. 7, v. 130, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1002/LARY.28480. Acesso em 07-abr. 2022.

GOIATO, MC, FERNANDES, AÚR, TREVISAN, CL, CONRADO, Neto, S. Reconstrução da pirâmide nasal com prótese. Rev. ABO Nac 2005;13:166-70.

HUSEREAU, Don; DRUMMOND, Michael; PETROU, Stavros; CARSWELL, Chris; MOHER, David; GREENBERG, Dan, et al. Consolidated Health Economic Evaluation Reporting Standards (CHEERS) - explanation and elaboration: a report of the ISPOR Health Economic Evaluation Publication Guidelines Good Reporting Practices Task Force. Value Health, n. 2, v. 16, p. 231-250, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.jval.2013.02.002. Acesso em: 18-mai. 2022.

LIMA, Ricardo; ROCCO, Patrícia. Cirurgia para controle do dano: uma revisão. Rev. Col. Bras. Cir, n. 5, v. 34, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-69912007000500008. Acesso em 18-mai. 2022.

POLI NETO, Paulo; CAPONI, Sandra. A medicalização da beleza. Interface: Comunic, Saúde, Educ, Florianópolis, n. 23, v. 11, p. 569-584, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-32832007000300012. Acesso em: 18-mai. 2022

RODRIGUES, Shobha; SHENOY, Vidya Kamalaksh. Prosthetic rehabilitation of a patient after partial rhinectomy: a clinical report. J Prosthet Dent, n. 2, v. 93, p.125-128, 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.prosdent.2004.10.021. Acesso em: 20-sep. 2021.

VOLPATO, Luiz Evaristo Ricci; VOLPATO, Maria Carmen Palma Faria; CARVALHO E SILVA, Lucas Antonio; CASTRO, Paulo Henrique de Souza; BORGES, Alvaro Henrique. Prótese nasal óculo-suportada. Revista Cubana de Estomatología, n. 3, v. 53, p. 146-152, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3786/378663190010/html/. Acesso em: 18-mai. 2022.

Publicado

19-05-2024 — Atualizado em 07-08-2024

Versões

Como Citar

1.
Thuin RR de, Silva RCL da, Silva CRL da, Machado DA, Filho PR de A, Marta CB, et al. Custo-utilidade de prótese osteointegrada extraoral na reconstrução nasal - Cost-Utility of Extraoral Osseointegrated Prosthesis in Nasal Reconstruction. Rev. Educ. Meio Amb e Saúde [Internet]. 7º de agosto de 2024 [citado 7º de dezembro de 2024];14:e-38. Disponível em: https://remas.faculdadedofuturo.edu.br/remas/article/view/38

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.