Construção e validação de jogo cognitivo com temas afetivos para idosos - Construction and validation of a cognitive game with affective themes for the elderly

Autores

Palavras-chave:

Idoso, Memória, Treino Cognitivo, Terapia Ocupacional, Ludoterapia

Resumo

Objetivo: construir e validar um recurso de estimulação cognitiva para idosos que associa memória a temas afetivos. Métodos: estudo metodológico com desenvolvimento de jogo de cartas denominado Memória Afetiva, validado por 19 juízes especialistas e avaliado posteriormente por 14 idosos. Realizada revisão de escopo através de pesquisas em bases de dados acerca de estratégias para estimulação cognitiva com pessoas idosas. Foram considerados válidos os itens com Índice de Validade de Conteúdo (IVC) maior que 0,78, sendo realizados os ajustes sugeridos. Resultados: o jogo de cartas apresentou 6 categorias para estimulação cognitiva com temas afetivos e instruções, distribuídas em 62 cartas. O IVC teve média de 0,87 pelos juízes e 0,96 pelos idosos. Conclusão: o jogo de cartas para estimulação cognitiva com idosos foi validado quanto ao seu conteúdo e aparência, com boa compreensão por parte dos gerontes, podendo ser utilizado para este público por profissionais de saúde nos diferentes serviços.

Biografia do Autor

Andreza Aparecida Polia, Universidade Federal da Paraíba

Docente do curso de graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba – UFPB.

Carmem Silvia Laureano Dalle Piagge, Universidade Federal da Paraíba

Universidade Federal da Paraíba/ Professora do curso de Odontologia e do Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia.

Thayzzy Fátima Araújo Santos Souza, Universidade Federal da Paraíba

Especialista pelo Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar com ênfase em Saúde do Idoso pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Graduação em Terapia Ocupacional pela UFPB.

Suzanne Pinheiro Costa e Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Mestre em Enfermagem - Atenção à Saúde (UFRN). Graduação em Enfermagem (UEPB).

Wanessa Maria Silva do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Gerontologia pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Especialista em Cuidados Paliativos pela UFPB. Especialista em Pesquisa em álcool e outras drogas psicoativas pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - EERP-USP. Graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

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Publicado

02-07-2024 — Atualizado em 09-08-2024

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Como Citar

1.
Polia AA, Dalle Piagge CSL, Souza TFAS, Siva SPC e, Nascimento WMS do. Construção e validação de jogo cognitivo com temas afetivos para idosos - Construction and validation of a cognitive game with affective themes for the elderly . Rev. Educ. Meio Amb e Saúde [Internet]. 9º de agosto de 2024 [citado 7º de dezembro de 2024];14:e-39. Disponível em: https://remas.faculdadedofuturo.edu.br/remas/article/view/39

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