Assistência de enfermagem na prevenção do câncer de mama
Palavras-chave:
Câncer de mama, Prevenção, Assistência de enfermagem, Atuação do profissional enfermeiro, Autoexame das mamasResumo
Introdução: O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes e mais temidas pelo sexo feminino, principalmente pelos efeitos psicológicos, que afetam a sexualidade e a autoestima das mulheres. Dados estatísticos atuais apontam índices de prevalência e mortalidade em mulheres acometidas pelo CA de mama, o que poderia ser minimizado pela prática do autoexame. Objetivos: Identificar os fatores predisponentes e de risco que contribuem para o aparecimento do CA de mama, descrever a assistência de enfermagem na prevenção do CA de mama e elaborar um instrumento de coleta de dados para a realização da consulta de enfermagem. Metodologia: Este estudo é de natureza descritiva de abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, foram utilizados “livros” que tratam do tema, busca em base eletrônica, publicações e artigos pertinentes ao tema. Desenvolvimento: As causas do CA de mama ainda não foram esclarecidas, diversos fatores podem influenciar o desenvolvimento desses tumores. Os fatores predisponentes estão associados à combinação de eventos hormonais ovarianos, a exposição ao excesso de estrogênio através do uso contínuo de anticoncepcionais orais, as alterações genéticas e o principal fator de risco, o histórico família, entre outros fatores. O diagnóstico clínico baseia-se no Autoexame das Mamas (AEM), Exame Clínico das Mamas (ECM) e Mamografia. Evidenciaremos neste estudo, o método considerado como diagnóstico precoce o Autoexame das mamas. Considerações Finais: A identificação dos fatores predisponentes foi analisada assim como as ações de prevenção como o autoexame e a prescrição da assistência prestada pelo enfermeiro. Foram levantados nove problemas de enfermagem com seus respectivos diagnósticos segundo NANDA e elaborados os cuidados de enfermagem específicos, relacionados à prevenção.
Referências
BERGMANN, Anke. Prevalência de linfedema subseqüente a tratamento cirúrgico para câncer de mama no Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública. Disponível em: http://portalteses.cict.fiocruz.br/transf.php?script=thes_cover&id=000047&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 18 de setembro de 2007
BRASIL, MS/ CNS. Resolução COFEN nº 272/2002 - Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE - nas Instituições de Saúde Brasileiras. Disponível em: http://www.bve.org.br/portal/materias.asp?ArticleID=1256&SectionID=194&SubSectionID=194&SectionParentID=189. Acesso em: 16 de abril 2007
.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Alcino. Metodologia Científica, 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002, p. 65.
CODO, Carla Regina Bianchi; PAES, Irani Aparecida Dalla Costa. Sistematização da Assistência de Enfermagem Pediátrica: Reflexão Teórica e Implementativa. 2006. 5 f. Trabalho de Pós-Graduação - Faculdade de Ciências Médicas de São Paulo, Unicamp, São Paulo, 2003. Revista Científica dos profissionais de enfermagem. Enfermagem Brasil. Jan/ Fev de 2004. Atlântica Editora. Ano 3, nº 1, p. 31.
CONSEDEY, Carlos Henrique; BRUM, Ana Karine Ramos. Geriatria e Gerontologia. Volume 1. Reichmann & Autores Ltda. Rio de Janeiro, 2005, p. 131-132.
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM. COREN-MG, Legislação e Normas. Ano 9. Nº 1. Setembro/ 2003. p.81.
COSTA, Vanice. Câncer de Mama. Nursing Revista Técnica de Enfermagem. São Paulo, Agosto de 2002. Ano 5. Nº 51. p. 8
Diagnóstico de enfermagem da NANDA: definições e classificação- 2003-2004/ organizado por North Americam Nursing Associaation; trad. Cristina Correia. – Porto Alegre: Artemed, 2005.
Educação em saúde – Câncer de Mama – Disponível em: www.sespa.pa.gov.br/.../Imagens/exame-mama.gif Acesso em 17 de outubro de 2007.
GEOVANINI, Telma; et al. História da Enfermagem Versões e Interpretações. 2. ed. Livraria e Editora Revinter Ltda. Rio de Janeiro, 2002. p. 291.
HERMIDA, Patrícia Madalena Vieira; ARAÚJO, Izilda Esmênia Muglia. Sistematização da Assistência de Enfermagem: Subsídios para Implantação. Revista Brasileira de Enfermagem REBEN. Volume 59, nº 5, Set - Out, 2006. ABEN. p. 675.
LOPES, Ademar; et al. Oncologia para a graduação. Tecmedd Editora. Ribeirão Preto, SP. p. 289.
MINAYO, M.C.S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 22.
OLIVEIRA, M.M., Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 3º ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama - Viva Mulher. Instituto Nacional do Câncer. Disponível em: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=140 Acesso em: 16 de abril 2007.
VERAS, Kassia Janara Pessoa; et al. O Enfermeiro na detecção precoce do Câncer de Mama. Nursing Revista Técnica de Enfermagem. São Paulo, Abril 2005. Ano 8. Nº 83. p. 167.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação, Meio Ambiente e Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a REMAS, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem à REMAS. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim como em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.