Assistência de enfermagem na prevenção do câncer de mama

Autores

  • Norma Sueli Braga Vale
  • Priscila Tavares Colombo Faculdade do Futuro
  • Roberta Damasceno de Souza Faculdade do Futuro

Palavras-chave:

Câncer de mama, Prevenção, Assistência de enfermagem, Atuação do profissional enfermeiro, Autoexame das mamas

Resumo

Introdução: O câncer de mama é uma das neoplasias malignas mais frequentes e mais temidas pelo sexo feminino, principalmente pelos efeitos psicológicos, que afetam a sexualidade e a autoestima das mulheres. Dados estatísticos atuais apontam índices de prevalência e mortalidade em mulheres acometidas pelo CA de mama, o que poderia ser minimizado pela prática do autoexame. Objetivos: Identificar os fatores predisponentes e de risco que contribuem para o aparecimento do CA de mama, descrever a assistência de enfermagem na prevenção do CA de mama e elaborar um instrumento de coleta de dados para a realização da consulta de enfermagem. Metodologia: Este estudo é de natureza descritiva de abordagem qualitativa, a partir de pesquisa bibliográfica, foram utilizados “livros” que tratam do tema, busca em base eletrônica, publicações e artigos pertinentes ao tema. Desenvolvimento: As causas do CA de mama ainda não foram esclarecidas, diversos fatores podem influenciar o desenvolvimento desses tumores. Os fatores predisponentes estão associados à combinação de eventos hormonais ovarianos, a exposição ao excesso de estrogênio através do uso contínuo de anticoncepcionais orais, as alterações genéticas e o principal fator de risco, o histórico família, entre outros fatores. O diagnóstico clínico baseia-se no Autoexame das Mamas (AEM), Exame Clínico das Mamas (ECM) e Mamografia. Evidenciaremos neste estudo, o método considerado como diagnóstico precoce o Autoexame das mamas. Considerações Finais: A identificação dos fatores predisponentes foi analisada assim como as ações de prevenção como o autoexame e a prescrição da assistência prestada pelo enfermeiro.  Foram levantados nove problemas de enfermagem com seus respectivos diagnósticos segundo NANDA e elaborados os cuidados de enfermagem específicos, relacionados à prevenção. 

Biografia do Autor

Priscila Tavares Colombo, Faculdade do Futuro

Bacharel em Enfermagem.

Roberta Damasceno de Souza, Faculdade do Futuro

Bacharel em Enfermagem.

Referências

BERGMANN, Anke. Prevalência de linfedema subseqüente a tratamento cirúrgico para câncer de mama no Rio de Janeiro. Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública. Disponível em: http://portalteses.cict.fiocruz.br/transf.php?script=thes_cover&id=000047&lng=pt&nrm=iso Acesso em: 18 de setembro de 2007

BRASIL, MS/ CNS. Resolução COFEN nº 272/2002 - Sistematização da Assistência de Enfermagem - SAE - nas Instituições de Saúde Brasileiras. Disponível em: http://www.bve.org.br/portal/materias.asp?ArticleID=1256&SectionID=194&SubSectionID=194&SectionParentID=189. Acesso em: 16 de abril 2007

.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Alcino. Metodologia Científica, 5. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002, p. 65.

CODO, Carla Regina Bianchi; PAES, Irani Aparecida Dalla Costa. Sistematização da Assistência de Enfermagem Pediátrica: Reflexão Teórica e Implementativa. 2006. 5 f. Trabalho de Pós-Graduação - Faculdade de Ciências Médicas de São Paulo, Unicamp, São Paulo, 2003. Revista Científica dos profissionais de enfermagem. Enfermagem Brasil. Jan/ Fev de 2004. Atlântica Editora. Ano 3, nº 1, p. 31.

CONSEDEY, Carlos Henrique; BRUM, Ana Karine Ramos. Geriatria e Gerontologia. Volume 1. Reichmann & Autores Ltda. Rio de Janeiro, 2005, p. 131-132.

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM. COREN-MG, Legislação e Normas. Ano 9. Nº 1. Setembro/ 2003. p.81.

COSTA, Vanice. Câncer de Mama. Nursing Revista Técnica de Enfermagem. São Paulo, Agosto de 2002. Ano 5. Nº 51. p. 8

Diagnóstico de enfermagem da NANDA: definições e classificação- 2003-2004/ organizado por North Americam Nursing Associaation; trad. Cristina Correia. – Porto Alegre: Artemed, 2005.

Educação em saúde – Câncer de Mama – Disponível em: www.sespa.pa.gov.br/.../Imagens/exame-mama.gif Acesso em 17 de outubro de 2007.

GEOVANINI, Telma; et al. História da Enfermagem Versões e Interpretações. 2. ed. Livraria e Editora Revinter Ltda. Rio de Janeiro, 2002. p. 291.

HERMIDA, Patrícia Madalena Vieira; ARAÚJO, Izilda Esmênia Muglia. Sistematização da Assistência de Enfermagem: Subsídios para Implantação. Revista Brasileira de Enfermagem REBEN. Volume 59, nº 5, Set - Out, 2006. ABEN. p. 675.

LOPES, Ademar; et al. Oncologia para a graduação. Tecmedd Editora. Ribeirão Preto, SP. p. 289.

MINAYO, M.C.S. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 22.

OLIVEIRA, M.M., Como fazer projetos, relatórios, monografias, dissertações e teses. 3º ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero e de Mama - Viva Mulher. Instituto Nacional do Câncer. Disponível em: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=140 Acesso em: 16 de abril 2007.

VERAS, Kassia Janara Pessoa; et al. O Enfermeiro na detecção precoce do Câncer de Mama. Nursing Revista Técnica de Enfermagem. São Paulo, Abril 2005. Ano 8. Nº 83. p. 167.

Downloads

Publicado

17-12-2021

Como Citar

1.
Vale NSB, Colombo PT, Souza RD de. Assistência de enfermagem na prevenção do câncer de mama . Rev. Educ. Meio Amb e Saúde [Internet]. 17º de dezembro de 2021 [citado 25º de janeiro de 2025];11:e-7. Disponível em: https://remas.faculdadedofuturo.edu.br/remas/article/view/7

Edição

Seção

Trabalho de Conclusão de Curso

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.