Realidade virtual como auxílio à enfermagem: avaliação do contéudo do software-protótipo vencture vr - Virtual reality as an aid to nursing: evaluation of the content of the software-prototype vencture vr

Autores

  • Viviane Reis Fontes da Silva Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-4174-8544
  • Daniel Aragão Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Priscila de Castro Handen Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Taís Verônica Cardoso Vernaglia Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Cezar Cheng Instituto Nacional do Câncer
  • Clenya Rejane Barros de Lima Universidade Estadual de Roraima
  • Luiz Carlos Santiago Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Pediatria, Enfermagem, Prototipação, Atuação do profisionalenfermeiro, Realidade Virtual

Resumo

Objetivos: Avaliar o conteúdo de um software-protótipo de realidade virtual com vistas à sua utilização tecnológica no cuidado de enfermagem à criança submetida à cateterização venosa periférica. Metodologia: Pesquisa de Avaliação, com método quantitativo, como modelo de operacionalização a Prototipação de acordo com Pressman. Trata-se de um estudo descritivo exploratório de avaliação de conteúdo de uma ferramenta de TI, em forma de software. Resultados: Considerando todos os parâmetros tratados - adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade, segurança, manutenabilidade e portabilidade – e seus sucessivos Valores de cada Características (VC) – 100%, 90,47%, 98,70%, 100%, 100%, 100% e 100% - advindos das respostas dos participantes de nossa pesquisa, afirmamos a tese em tela O software-protótipo VENCTURE VR otimiza o cuidado de enfermagem prestado à criança hospitalizada submetida à cateterização venosa periférica. Os resultados demonstraram a qualidade do sistema em cada atributo considerado. Conclusão: É possível concluir que na avaliação de conteúdo do VENCTURE VR, quase todas as características com 100% de respostas positivas, tendo apenas duas características com percentuais abaixo, que foi Confiabilidade (90%) e Usabilidade com (99%), o que torna o aplicativo mais uma alternativa tecnológica em prol da assistência de enfermagem.

Biografia do Autor

Viviane Reis Fontes da Silva, Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro

Atualmente enfermeira 30h da Secretaria Municipal de Saúde lotada na SUBG/SMS. Doutora do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestra do Curso de Pós Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar - Mestrado profissional (PPGSTEH), na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Tenho experiência na área de Enfermagem hospitalar, com ênfase em Enfermagem Clínica Cirúrgica Adulto e Pediátrica. Atuei como enfermeira plantonista no Hospital Municipal Souza Aguiar na Neurocirurgia Adulto e Unidade de Internação Pediátrica. Atuei como Enfermeira Supervisora de Estágio em nível de Graduação da Universidade Castelo Branco. Atuei como Enfermeira Psiquiátrica na Unidade Integrada de Saúde Mental - UISM / Marinha do Brasil.

Daniel Aragão Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Enfermagem. Docente da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade FEderal do Estado do Rio de Janeiro. Docente Permanente do PPGSTEH/UNIRIO. Gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da UNIRIO.

Priscila de Castro Handen, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO.

Taís Verônica Cardoso Vernaglia, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Saúde Mental pelo curso de Pós-Graduação em Psiquiatria e Saúde Mental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Vice-diretora da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da UNIRIO. Coordenadora de Projetos de Pesquisa e Extensão Universitária. Professora orientadora da Liga Acadêmica sobre o Fenômeno das Drogas (LAFEND). Professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar (PPGSTEH/UNIRIO) e do Programa de Pós Graduação - Mestrado em Enfermagem (PPGENF/UNIRIO). Professora do Curso de Pós-Graduação em Nível de Especialização, Sob a Forma de Treinamento em Serviço Para Enfermeiros, nos Moldes de Residência. Colaboradora do Curso de Pós-Graduação (Lato Sensu) Especialização em Assistência a Usuários de Álcool e Drogas (IPUB/UFRJ). Tem experiência na área de Enfermagem, Saúde Mental e Psiquiatria, atuando principalmente nas questões relacionadas à assistência a pessoas acometidas por transtornos mentais e com problemas com o álcool e outras drogas. Pesquisas direcionadas para as questões relativas à resiliência dos profissionais de saúde, ao tratamento de usuários de álcool e outras drogas, consumo de substâncias entre estudantes universitários e na população idosa e gerência do cuidado na saúde mental.

Cezar Cheng, Instituto Nacional do Câncer

Doutor em Ciências pela Universidade FEderal do estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Mestrado pela Universidade Federal do Rio - UFRJ e Analista de C&T no Instituto Nacional de Câncer.

Clenya Rejane Barros de Lima, Universidade Estadual de Roraima

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 2021). Mestre em Engenharia de Software pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife (CESAR.edu, 2016). Possui Especialização em Engenharia de Software (UFLA, 2010). Especialização em Educação a Distância com ênfase em Produção de Material Didático (UFRR, 2010). Possui Especialização em Informática na Educação (UNINTER, 2009). Graduada em Bacharelado em Sistemas de Informação (Faculdade Atual da Amazônia, 2007) e Licenciatura em Computação (Claretiano, 2013). Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Informática na Educação, Engenharia de Software e Educação a Distância. Professora da Universidade Estadual de Roraima - UEER.

 

Luiz Carlos Santiago, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutor em Enfermagem. Professor Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental, da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO.

Referências

_______. ISO/IEC 25010 – System and Software engineering - System and software Quality Requirements and Evaluation (SQuaRE) - System and software quality models. Switzerland; 2011.

_______. NBR ISO/IEC 14598-6. Engenharia de Software – Avaliação do Produto – Parte 6: Documentos de módulos de avaliação. Rio de Janeiro, 2004.

_______. NBR ISO/IEC 25000. Engenharia de Software – Requisitos e avaliação da qualidade de produto de software (SQuaRE) – Guia do SQuaRE. Rio de Janeiro, 2008.

_______. NBR ISO/IEC 25001. Engenharia de Software – Requisitos e avaliação da qualidade de produto de software (SQuaRE) – Guia do SQuaRE. Rio de Janeiro, 2009.

ANDRADE, R.M. Um roteiro para o ensino de qualidade de arquitetura de software guiado por requisitos não funcionais. 2015. 279f. Tese (Doutorado em Engenharia de Computação e Sistemas Digitais) – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.11606/T.3.2016.tde-19072016-121434>. Acesso em: 17 set. 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO/IEC 9126-1:2003. Engenharia de software: qualidade de produto: parte 1: modelo de qualidade. Rio de Janeiro, 2003.

BOEHM, B.W. A spiral Model for Software Development and Enhancement. Barry Boehm. Computer. May, 1988. Disponível em: <http://www-scf.usc.edu/~csci201/lectures/Lecture11/boehm1988.pdf >. Acesso em: 17 sep. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Comissão Nacional de Ética e Pesquisa. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 jun. 2013.

BROY, M. Software quality: from requirements to architecture. In: WINKLER, D.; BIFFL, S.; BERGSMANN, J. (Org.). Software Quality. Increasing Value in Software and Systems Development. Lecture Notes in Business Information Processing. v. 133, Berlin: Sprenger, 2013. p. 1-2.

CAIRES, C. Cozinha Virtual: Uma prova de avaliação neuropsicológica em Realidade Virtual. Tese apresentada para o grau de Mestre em Psicologia no Curso de Mestrado em Psicoterapia, Reabilitação Cognitiva e Ciberterapia, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; 2012.

CANFORA, G., GARCIA, F., PIATTINI, M., RUIZ, F., VISAGGIO, C. A., 2004, "A Family of Experiments to Validate Metrics for Software Process Models", The Journal of Systems and Software, v. 77, n. 2, pp. 113-129.

CASTRO, A. V.; REZENDE, M. A Técnica Delphi e seu uso na pesquisa de enfermagem: revisão bibliográfica. REME - Rev. Min. Enferm., v. 13, n. 3, p. 429-34, 2009

Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência. Estatuto da Criança e do Adolescente. Ministério da Ação Social Brasília; 1990.

Cetic/Nic/CGI; Painel TIC COVID-19 – Pesquisa online com usuários de internet no Brasil; 4a edição; 2022. Disponível em: https://cetic.br/pt/publicacao/painel-tic-covid-19-pesquisa-online-com-usuarios-de-internet-no-brasil-4edicao/

CLEMENTS, P.; KAZMAN, R.; KLEIN, M. Evaluating software architectures. Boston: Addison-Wesley, 2002.

COCKBURN, A. Slecting a Project’s Methodology. IEEE Software, v.17, n.4, p.64 –71, Jul./Aug. 2000. Disponível em: <https://courses.cs.ut.ee/MTAT.03.243/2015_spring/uploads/Main/cockburn.pdf>. Acesso em: 17 sep 2021.

CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz; Richard, Faust. Ergonomia e Usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações, 2. ed. São Paulo: Novatec Editora, 2010

DA SILVA, B. C.; MACIEL, R. S. P.; RAMALHO, F. Evaluating maintainability of MDA software process models. Lecture Notes in Computer Sciences, v. 7983, p. 199- 2013, June 2013. ISSN 03029743.

ENGHOLM, Hélio. Engenharia de Software na Prática. São Paulo: Novatec, 2010.

FLEURY, A.C.C.; VARGAS, N.N. Organização do Trabalho: Uma abordagem interdisciplinar – Sete casos brasileiros para estudo. São Paulo: Atlas, 1983.

GARCÍA, F., SERRANO, M., CRUZ-LEMOS, J., RUIZ, F., PIATTINI, M., 2007, "Managing Software Process Measurement: A Metamodel-Based Approach", Information Sciences, v. 177, n. 12, pp. 2570-2586.

GOMES, Giovana Calcagno; OLIVEIRA, Pâmela Kath de. Vivências da família no hospital durante a internação da criança. Rev. Gaúcha Enferm., Porto Alegre, v. 33, n. 4, p. 165-171, Dec. 2012. Disponivel em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472012000400021>. Acesso em: 17 set. 2021.

GREGG, Lynsey; TARRIER, Nicholas. Virtual reality in mental health. A review of the literature. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology. v.42, n.5, p.343-54, 2007. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1007/s00127-007-0173-4>. Acesso em: 17 sep. 2021.

GUERRA, A.C.; COLOMBO, R.M.T. Qualidade de Produto de Software, 2009. Disponível em: <http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/306537.html>.Acesso em: 17 sep. 2021.

HERSH, W.R.; TOTTEN, A.M.; EDEN, K.B.; DEVINE, B.; GORMAN, P.; KASSAKIAN, S.Z.; WOODS, S. S.; DAEGES, M.; PAPPAS, M.; MCDONAGH, M.S. Outcomes From Health Information Exchange: Systematic Review and Future Research Needs. JMIR medical infor-matics, v.3, n.4, p.e39, 2015. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.2196%2Fmedinform.5215>. Acesso em: 17 sep. 2021.

KOLCABA, K. The comfort line. Disponível em: <http://www.uakron.edu/comfort>. Acesso em: 17 sep. 2021.

KOSCIANSKI, A. et al. Guia para utilização de normas sobre qualidade de produto de software ISO/IEC 9126 e ISO/IEC 14598. ABNT – Associação brasileira de normas técnicas. SC10 – subcomitê de software. Curitiba, 1999.

LOBIONDO - WOOD, G.; HABER, J. Pesquisa em Enfermagem: métodos, avaliação, crítica e utilização. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2001.

MAGRANI, E. A internet das coisas — Rio de Janeiro : FGV Editora,2018.192 p. Disponível em: http://eduardomagrani.com/livro-internet-da-coisas-2018/

MALLOY, K and L., Milling. The Effectiveness of virtual reality distraction for pain reduction: A sistematic review. Clinical Psycology, v.30, n.8, p.1011-8. 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.1016/j.cpr.2010.07.001>. Acesso em: 17 set. 2021.

MATHUR, A.P. Foundation of Software Testing. New York: Person, 2012.

MAYHEW, D. The usability engineering lifecycle: a practioner’s handbook for user interface desing. San Francisco: Morgan Kaufmann, 1999.

MINAYO, M.C.S.; SANCHES, O. Quantitativo–Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Pública, Rio de janeiro, 9 (#): 239-262, jul/set. 1993.

NATIONAL CENTER FOR NURSING RESEARCH (NCNR). Nursing informatics: enhancing patient care. Bethesda (USA): U.S. Department of Health and Human Services, 1993.18p. Dsiponivel em: <https://www.nih.gov/about-nih/what-we-do/nih-almanac/national-institute-nursing-research-ninr>. Acesso em: 30 ago. 2021.

NAVARRO, Beatriz R.; SANTOS, Jéssica dos; Baklizky, Maruscia; Wagner, Priscilla K.; ARAÚJO, Luciano V. ADAFARMA: Aplicativo para Auxílio na Fase de Aderência ao Tratamento. In: XIII Congresso Brasileiro em Informática em Saúde – CBIS 2012, Universidade de São Paulo (USP), 2012.

OLIVEIRA, Fernanda Maria do Carmo da Silveira Neves de et al. Noise levels in a pediatric intensive care unit: an observational and correlational study. Online Brazilian Journal of Nursing, [S.l.], v.12, n.3, p. 431-41, jun 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5935/1676-4285.20134043>. Acesso em: 17 sep. 2021.

OLIVEIRA, T.R.; COSTA, F.M.R. Desenvolvimento de aplicativo móvel de referência sobre vacinação no Brasil. J Health Inform, v.4, n.1, p. 23-27, 2012. Disponível em: <http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/161>. Acesso em: 15 ago 2021.

ORGANIZAÇÃO PANAMERICA DE SAÚDE - OPAS. Strategy and Plan of Action on eHealth: Final Report. Wasbhington, 2011. Disponível em: <https://iris.paho.org/handle/10665.2/49448>. Acesso em: 17 sep. 2021.

PERES, H.H.C.; KURCGANT, P. O ser docente de enfermagem frente a informática. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v.12, n.1, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v12n1/v12n1a14.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2021.

PFLEEGER, S. L. Software Engineering: Theory and Practice, v. 39. New Jersey: Prentice Hall, 2001. 792 p.

PINHO, J. A. G de. Sociedade da informação, capita lismoe sociedade civil: reflexões sobre política, internet e democracia na realidade brasileira. ERA, São Paulo, v. 51, n. 1, p. 98-106, jan./fev. 2011.

POLIT, D.F.; BECK, C.T. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem: Avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

POWELL, C.. The delphi technique: Myths and realities. Journal of Advanced Nursing, v. 41, n. 4, p. 376-382, 2003.

PREECE J, ROGERS Y, SHARP H. Design de interação: além da interação homen-computador. Trad. Viviane Possamai. Porto Alegre: Bookman; 2005.

PRESSMAN, R.S. Engenharia de Software. McGraw Hill Brasil, 2011.

PRESSMAN, R.S.; MAXIM, B.R. Engenharia de Software: Uma Abordagem profissional. 8. ed., Porto Alegre: AMGH, 2016.

RANGEL, A.L. Avaliação de Software para elaboração automática da escala de trabalho da Enfermagem. 2010. 109f. Tese (Doutorado em Enfermagem Fundamental) – Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2010. Disponível em: <https://dx.doi.org/10.11606/T.22.2010.TDE-09032010-165357>. Acesso em: 17 set. 2021.

Publicado

17-12-2022

Como Citar

1.
Silva VRF da, Machado DA, Handen P de C, Vernaglia TVC, Cheng C, Lima CRB de, et al. Realidade virtual como auxílio à enfermagem: avaliação do contéudo do software-protótipo vencture vr - Virtual reality as an aid to nursing: evaluation of the content of the software-prototype vencture vr. Rev. Educ. Meio Amb e Saúde [Internet]. 17º de dezembro de 2022 [citado 23º de abril de 2025];11:e-5. Disponível em: https://remas.faculdadedofuturo.edu.br/remas/article/view/5

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.