Análise bibliométrica de artigos sobre cirurgia robótica - Bibliometric analysis of articles on robotic surgery

Autores

Palavras-chave:

Bibliometria, Fator de impacto, Cirurgia robótica, Cirurgia minimamente invasiva, Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a produção intelectual sobre cirurgia robótica, disponibilizada na base Scopus. Método: estudo bibliométrico que abordou a produção registrada eletronicamente em base, de 1992 a 2021, com análise estatística descritiva. Resultados: recuperou-se 159 artigos publicados em 119 periódicos. A média de autoria por artigo foi de 0,9. A Enfermagem contribuiu com 42 (26,4%) artigos da área de Saúde. Os EUA lideraram com 73 artigos (45,9%). Conclusão: os dados apresentados demonstram o baixo nível de interesse da comunidade científico pelo assunto. Não foi possível identificar um grupo de Elite de Autores. Apenas seis países liderados pelos EUA formaram duas Redes de Colaboração. O estudo mostra as limitações da estratificação de periódicos pelo WebQualis ao evidenciar que 33,36% dos periódicos não constam em nenhum estrato Qualis, no entanto, são veículos com alto fator de impacto mensurado por duas métricas distintas, SJR e h index.

Biografia do Autor

Jessika Fernandes Tardim de Souza, Instituto Nacional do Câncer

Enfermeira Tecnologista Pleno do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Enfermeira em Centro Cirúrgico da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro no Hospital Municipal Jesus. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO).Enfermeira Especialista em Enfermagem em Cirurgia Robótica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Central de Material Esterilizado e Recuperação Pós Anestésica e em Enfermagem Oncológica. Sócia da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado (SOBBEC). Experiência e atuação na área de Enfermagem em Centro Cirúrgico, com ênfase em cirurgias oncológicas e Robóticas pelo INCA, cardíacas, vasculares pelo IECAC e cirurgias pediátricas pelo Hospital Municipal Jesus. Fisioterapeuta pela UNISUAM

Giacomo Miceli Junior, Hospital Estadual Azevedo Lima

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGENF da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Enfermeiro celetista no Hospital Estadual Azevedo Lima - HEAL ativo na UTI Adulto. Enfermeiro membro da Associação Brasileira de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro - ABEN - RJ

Ana Luisa Teixeira da Costa Durante, Instituto Nacional do Câncer

Enfermeira. Doutoranda do PPGENFBIO- UNIRIO. Mestre em Enfermagem pela UNIRIO. Especialista em Enfermagem em Oncologia - INCA. Enfermeira da Unidade de Cuidados Paliativos - INCA/MS.

Danielle Copello Vaz , Instituto Nacional do Câncer

Enfermeira. Doutoranda do PPGENFBIO - UNIRIO. Mestre em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar da UNIRIO. Residência multiprofissional do Instituto Nacional de Câncer. Enfermeira do ambulatório da unidade de Cuidados Paliativos do INCA/MS.

Paula de Souza Mota , Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO; Residência em Enfermagem em Cardiologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO; Pós-Graduação em Enfermagem em Neonatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ. Primeiro-Tenente do Corpo de Saúde da Marinha como Encarregada do Serviço de Internação e Alta Hospitalar do Hospital Naval Marcílio Dias- HNMD; Técnica de enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- EEAP.

Sarah Goes Barreto da Silva Moreira , Hospital Maternidade Carmela Dutra

Doutora pelo Programa de Pós graduação em Enfermagem e Biociencias PPGENFBIO/UNIRIO.Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro colaboradora da Comissão de Instrução de Processos Éticos CIPE/COREN-RJ.Especialista em Terapia Intensiva Adulta, Neonatal e Pediátrica. MBA em Gestão de Pessoas e Gestão Pública. Servidora da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (UTI/UI Neonatal -Hospital Maternidade Carmela Dutra).

Andrea dos Santos Garcia, Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro – RioSaúde

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. Mestre em enfermagem pela UNIRIO. Especialista em Terapia Intensiva na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Residência em clínica médica e cirúrgica na UNIRIO – HNMD. Atualmente enfermeira da equipe de gestão e ensino e pesquisa da empresa pública do Rio de Janeiro – RIOSAUDE e professora da Universidade Estácio de Sá.

Simone Gomes dos Anjos, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle — HUGG

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Terapia Intensiva Adulto. Enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do HUGG - UNIRIO e HUCFF - UFRJ.

Wander Silvio Leal, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Graduação em enfermagem. Mestrando em enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Enfermeiro assistencial em sala de trauma e emergência do Hospital HECC e da Secretaria Municipal de Saúde. Funcionário do hospital são Francisco da penitenciária: enfermeiro assistencial em pré e pós-operatório cardíaco. Pós-graduação em cuidados com a pele - Universidade Gama Filho. Pós-graduação em cardiologia e hemodinâmica pelo instituto de ensino e pesquisa Albert Einstein

Carlos Roberto Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutor em Enfermagem. Docente Permanente dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências - PPGENFBIO (Doutorado) e do PPGENF (Mestrado) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Membro Fundador do Laboratório de Avaliação Econômica e de Tecnologias em Saúde da UNIRIO. Professor Associado da Escola de Enfermagem Alfredo PInto da UNIRIO.

Referências

REFERENCES

Lima, GGL, Melo, FMG, Nóbrega, MML. Ansiedade da hospitalização em crianças: análise conceitual. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2016 Out [acesso em 1 de maio 2018]; 69(5). Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000500940&lng=pt. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2015-0116.

de Almeida TJC, Miranda JOF, dos Santos LM, de Santana RCB, de Camargo CL, Nascimento Sobrinho CL. Peripheral venous accesses in hospitalized children: a photographic study. Rev Enferm UFPE on line. [Internet] 2016;10(Suppl 2) [acesso em 1 may 2018]. Disponívelem:http://www.revista.ufpe.br/revistaenfermagem/index.php/revista/article/viewArticle/8401.

Brunoro MOTTA, A, Benzaquen PEROSA, G, BARROS, L, Ambrósio SILVEIRA, K, da Silva LIMA, AS, Esgalha CARNIER, L, Coimbra da Costa Pereira HOSTERT, P, Rosalém CAPRINI, F. Comportamentos de coping no contexto da hospitalização infantil. Estudos de Psicologia [Internet]. 2015;32(2):331-341. [acesso em 1 de maio 2018]. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=395351949016.

Matos HAA. Cirurgia Robótica em ORL -uma abordagem ao sistema Da Vinci. Trabalho final mestrado integrado em Medicina, Universidade de lisboa, Portugal: 2017.

Marques TF. Et al. Os robôs no nosso dia-a-dia: a Evolução dos Humanoides. Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica. FEUP. Porto:2015. Disponível em: https://paginas.fe.up.pt/~projfeup/submit_14_15/uploads/relat_1M07_1.pdf. Acesso em: 08 abr. 2019.

Menon M; et al. Prospective comparison of radical retropubic prostatectomy and robot assisted anatomic prostatectomy: the Vattikuti Urology Institute experience. Urology. 2002; 60:864-8. Disponível em:< https://www.goldjournal.net/article/S0090-4295(02)01881.

Marcias-Chapula CA. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciênc Inf. 1998;27(2):134-40.

Araújo CA. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão [Internet]. 2006 jan/jun [citado 2010 out 1]; 15(4):736-41. [acesso em 1 de maio 2018]. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/index.php/EmQuestao/%20article/view/16.

Barreto ML. The challenge of assessing the impact of science beyond bibliometrics. Rev. Saúde Pública [Internet]. 2013 ago [citado 2018 Mai 01]; 47(4). Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047005073.

Medeiros, JMG de; Vitoriano, MAV. A evolução da bibliometria e sua interdisciplinaridade na produção científica brasileira. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. [Internet]. 2015 set [citado 2018 de maio 01];13(3). Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8635791.

Publicado

29-01-2024

Como Citar

1.
Tardim de Souza JF, Miceli Junior G, Costa Durante ALT da, Vaz D, Souza Mota P de, Silva Moreira SGB da, et al. Análise bibliométrica de artigos sobre cirurgia robótica - Bibliometric analysis of articles on robotic surgery. Rev. Educ. Meio Amb e Saúde [Internet]. 29º de janeiro de 2024 [citado 7º de dezembro de 2024];14:e-30. Disponível em: https://remas.faculdadedofuturo.edu.br/remas/article/view/30

Edição

Seção

Bibliometria

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.