Representações dos Profissionais da Saúde na Cirurgia Robótica - Representations of Health Professionals in Robotic Surgery

Autores

Palavras-chave:

Cirurgia aprimorada por robôs, Cirurgia robótica, Cirurgia assistida por robôs, Procedimentos cirúrgicos robóticos, Profissional da saúde, Telecirurgia

Resumo

Objetivos: identificar representações dos profissionais da saúde que atuam na cirurgia robótica (CR); realizar a análise lexicométrica a partir das respostas dos participantes da pesquisa, à luz da lei de Zipf; caracterizar no discurso dos profissionais de saúde elementos que influenciam no procedimento robótico. Método: pesquisa descritiva-exploratória, quanti-qualitativa, realizada com 66 profissionais que atuam na cirurgia robótica. Aplicou-se a análise de conteúdo de Bardin, com auxílio do software Iramuteq@. Resultados: Os profissionais da saúde definem a CR como um procedimento altamente tecnológico, capaz de aumentar a segurança e a qualidade de vida do paciente, porém apresenta o alto custo como fator limitador. Conclusão: o estudo revelou que os profissionais representam a CR como uma técnica inovadora, em ascensão, mais precisa, menos invasiva. Destacam ótimos desfechos clínicos, relacionados a uma melhor recuperação e, consequentemente, a uma melhor qualidade do paciente, porém devido ao custo elevado ainda distante da maioria dos brasileiros.

Biografia do Autor

Jessika Fernandes Tardim de Souza, Instituto Nacional do Câncer

Enfermeira Tecnologista Pleno do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). Enfermeira em Centro Cirúrgico da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro no Hospital Municipal Jesus. Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO).Enfermeira Especialista em Enfermagem em Cirurgia Robótica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, especialista em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Central de Material Esterilizado e Recuperação Pós Anestésica e em Enfermagem Oncológica. Sócia da Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado (SOBBEC). Experiência e atuação na área de Enfermagem em Centro Cirúrgico, com ênfase em cirurgias oncológicas e Robóticas pelo INCA, cardíacas, vasculares pelo IECAC e cirurgias pediátricas pelo Hospital Municipal Jesus. Fisioterapeuta pela UNISUAM

Giacomo Miceli Junior, Hospital Estadual Azevedo Lima

Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - PPGENF da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Enfermeiro celetista no Hospital Estadual Azevedo Lima - HEAL ativo na UTI Adulto. Enfermeiro membro da Associação Brasileira de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro - ABEN - RJ

Ana Luisa Teixeira da Costa Durante, Instituto Nacional do Câncer

Enfermeira. Doutoranda do PPGENFBIO- UNIRIO. Mestre em Enfermagem pela UNIRIO. Especialista em Enfermagem em Oncologia - INCA. Enfermeira da Unidade de Cuidados Paliativos - INCA/MS.

Danielle Copello Vaz, Instituto Nacional do Câncer

Enfermeira. Doutoranda do PPGENFBIO - UNIRIO. Mestre em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar da UNIRIO. Residência multiprofissional do Instituto Nacional de Câncer. Enfermeira do ambulatório da unidade de Cuidados Paliativos do INCA/MS.

Paula de Souza Mota, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO; Residência em Enfermagem em Cardiologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO; Pós-Graduação em Enfermagem em Neonatologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UERJ. Primeiro-Tenente do Corpo de Saúde da Marinha como Encarregada do Serviço de Internação e Alta Hospitalar do Hospital Naval Marcílio Dias- HNMD; Técnica de enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto- EEAP.

Sarah Goes Barreto da Silva Moreira, Hospital Maternidade Carmela Dutra

Doutora pelo Programa de Pós graduação em Enfermagem e Biociencias PPGENFBIO/UNIRIO.Mestra em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Membro colaboradora da Comissão de Instrução de Processos Éticos CIPE/COREN-RJ.Especialista em Terapia Intensiva Adulta, Neonatal e Pediátrica. MBA em Gestão de Pessoas e Gestão Pública. Servidora da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (UTI/UI Neonatal -Hospital Maternidade Carmela Dutra).

Andrea dos Santos Garcia, Empresa Pública de Saúde do Rio de Janeiro – RioSaúde

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. Mestre em enfermagem pela UNIRIO. Especialista em Terapia Intensiva na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Residência em clínica médica e cirúrgica na UNIRIO – HNMD. Atualmente enfermeira da equipe de gestão e ensino e pesquisa da empresa pública do Rio de Janeiro – RIOSAUDE e professora da Universidade Estácio de Sá.

Simone Gomes dos Anjos, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle — HUGG

Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Terapia Intensiva Adulto. Enfermeira assistencial da Unidade de Terapia Intensiva Adulto do HUGG - UNIRIO e HUCFF - UFRJ.

Wander Silvio Leal, Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro

Graduação em enfermagem. Mestrando em enfermagem na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO. Enfermeiro assistencial em sala de trauma e emergência do Hospital HECC e da Secretaria Municipal de Saúde. Funcionário do hospital são Francisco da penitenciária: enfermeiro assistencial em pré e pós-operatório cardíaco. Pós-graduação em cuidados com a pele - Universidade Gama Filho. Pós-graduação em cardiologia e hemodinâmica pelo instituto de ensino e pesquisa Albert Einstein

Carlos Roberto Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1994), Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e Pós-Doutorado pela Universidade de Pernambuco em 2015. Atualmente é Diretor de Pós-Graduação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi Chefe do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAP/UNIRIO (2010-2012). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, cuidado de enfermagem, cti, enfermagem em terapia intensiva e tecnologia e em Editoração Eletrônica de Revistas na Plataforma SEER/IBICT. Atual Editor Gerente da Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online. Concluiu o Curso preparatório para o Portal Web of Knowledge e as bases de dados promovido pelo IBICT-RJ. Professor e Orientador do Programa de Mestrado em Enfermagem e de Doutorado em Enfermagem e Biociências da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UNIRIO e Coordenador do Curso de Mestrado em Enfermagem PPGENF-UNIRIO.

Referências

Zilli, R.S. A robótica: perspectivas e prática. Universidade de Santa Catarina, Florianópolis: 2004.

Hospital Sírio-Libanês. Cirurgia Robótica. Vantagens e Segurança da Cirurgia Robótica. São Paulo: 2018. [internet]. Consultado em 22 julho de 2018. Disponível em https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/centrocirúrgico. robótica/Paginas/vantagens-segurança-cirurgia-robotica.aspx.

Komorizono, D.T. Programa de treinamento técnico para coordenadores de programas Robóticos. IN: Aula no curso de pós graduação em Enfermagem e Cirurgia Robótica, Albert Einstein, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Rio de Janeiro: 2019.

Matos, H. A. A. Cirurgia Robótica em ORL -uma abordagem ao sistema Da Vinci. Trabalho final mestrado integrado em Medicina, Universidade de Lisboa, Portugal: 2017.

Intuitive. Sistema Cirúrgico IS3000 da Vinci® Si™. Manual de utilização, Intuitive Surgical, Inc.: 2014, [internet]. Consultado em 13 julho de 2021. Disponível em: https://www.strattner.com.br/wpcontent/uploads/2020/11/Manual_do_Usuario_Si_IS3000.pdf

Rocha, R. Manuseio e montagem do sistema Robótico Si e Xi. IN: Aula no curso de pós graduação em Enfermagem e Cirurgia Robótica ministrada por representante comercial da empresa Strattner, Albert Einstein, Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa. Rio de Janeiro: 2019.

Menon, M; et.al. Prospective comparison of radical retropubic prostatectomy and robot-assisted anatomic prostatectomy: the Vattikuti Urology Institute experience. Urology: 2002 [internet]. Consultado em 02 março de 2021. Disponível em: https://www.goldjournal.net/article/S0090-4295(02)01881-2/fulltext.

Barbash, G.I.; Glied, S.A. New Technology and Health Care Costs — The Case of Robot-Assisted Surgery: 2010, [internet] Consultado em 13 de julho de 2021 Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMp1006602.

Pinto E.V; Lunardi L.S; Treviso P.; Botene D.Z.A. Atuação do enfermeiro na cirurgia robótica: desafios e perspectivas. Rev SOBECC, São Paulo, SP, Brasil: 2018. [internet]. Consultado em 18 de maio de 2021. Disponível em https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/378.

Labornews. Aumenta 90% o número de robôs cirúrgicos instalados no Brasil. 2020. [internet]. Consultado em 29 de março de. 2021. Disponível em: https://www.labornews.com.br/saude/aumenta-90-o-numero-de-robos-cirurgicos-instalados-no-brasil.

Brasil. Resolução Nº 466, de 12 de dezembro De 2012. Conselho de Saúde, Brasília: 2012. [internet]. Consultado em 28 de março de 2021. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf.

Bardin, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. Edições 70, São Paulo: 2011.

Camargo, BV; Justo, AM. Tutorial para uso de software de análise textual Iramuteq. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição – LACCOS Universidade Federal de Santa Catarina: 2013. [internet]. Consultado em 13 jun. 2017. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais.

Cassetari, R.R.B., et.al. Comparação da Lei de Zipf em conteúdos textuais e discursos orais. Universidade de Santa Catarina. El Profesional de la Informacion, v. 24, n.2, mar. 2015.

Sheetz KH, Claflin J, Dimick JB. Tendências na adoção da cirurgia robótica para procedimentos cirúrgicos comuns. JAMA Netw Open. 2020. [internet]. Consultado em: 14 de junho 2021. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2758472.

Motz, K.et al. Association of Transoral Robotic Surgery With Short-term and Long-term Outcomes and Costs of Care in Oropharyngeal Cancer Surgery. JAMA Otolaryngol Head Neck Surg. 2017;143(6):580-588. doi:10.1001/jamaoto.2016.4634. [internet]. Consultado em 21 de julho de 2021. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamaotolaryngology/fullarticle/2613593.

Morrell, A. L G., et al. Evolução e história da cirurgia robótica: da ilusão à realidade. Rev. Col. Bras. Cir., Rio de Janeiro, v. 48, 2021. [internet]. Consultado em 16 de maio de 2021. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010069912021000100302&lng=pt&nrm=iso.

Nabi, J. et.al. Assessment of Out-of-Pocket Costs for Robotic Cancer Surgery in US Adults. JAMA Netw Open. 2020;3(1). DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2019.19185 [internet]. Consultado em 21 julho de 2021. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jamanetworkopen/fullarticle/2758740?resultClick=24.

Publicado

17-04-2024

Como Citar

1.
Souza JFT de, Junior GM, Durante ALT da C, Vaz DC, Mota P de S, Moreira SGB da S, et al. Representações dos Profissionais da Saúde na Cirurgia Robótica - Representations of Health Professionals in Robotic Surgery. Rev. Educ. Meio Amb e Saúde [Internet]. 17º de abril de 2024 [citado 7º de dezembro de 2024];14:e-36. Disponível em: https://remas.faculdadedofuturo.edu.br/remas/article/view/36

Edição

Seção

Artigo de Pesquisa

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.