Elaboração de plano de gerenciamento de resíduos químicos, biológicos e comuns gerados nos laboratórios de ensino da Faculdade do Futuro
Palavras-chave:
Gerenciamento, Resíduos químicos, Instituições acadêmicasResumo
A geração de resíduos químicos e biológicos é um grave problema no Brasil. A grande maioria das instituições de ensino não desenvolveu, ainda, sistemas de gerenciamento de resíduos. O contato direto e indireto dos profissionais dentro dos laboratórios, sem as devidas precauções, tem gerado graves casos de intoxicações. Este trabalho desenvolveu um projeto de gerenciamento de resíduos químicos, biológicos e comuns para Faculdade do Futuro, quantificou e identificou todos os tipos de resíduos gerados por cada disciplina, durante 6 meses. É gerado, nos laboratórios da instituição, um total de 2.037 kg de resíduos a cada semestre letivo. Desenvolveu-se um rótulo sugestivo para os recipientes de armazenagem e foi elaborado, também, um manual para descarte dos resíduos, gerados durante as aulas práticas para facilitar o trabalho de professores e monitores dentro dos laboratórios. Nesse, constam, por classes químicas, a maneira correta de descarte sem haja qualquer tipo de reação química que ofereça risco à Instituição, ao profissional e ao meio ambiente.
Referências
AFONSO, J.G., NORONHA, L. A., FELIPE, R. P., e FREIDINGER, N. Gerenciamento de Resíduos Laboratoriais: recuperação de Elementos e Preparo Para Descarte Final. 2009. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/qn/v21n5/2943.pdf. Acesso em 13 de Outubro de 2009.
ALBUQUEQUE, PAULO. P; STRAUCH, M. Resíduos: Como lidar com recursos naturais. São Leopoldo: Oikos. 2008.
ARAÚJO, R. L. E RESENDE, M. M. Programa de Gerenciamento de Resíduos Químicos nos Laboratórios de Ensino e Pesquisa da FEQUI/UFU. 2008. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/qn/v21n5/2943.pdf. Acesso em 13 de Outubro de 2009.
BARKER, B. Na bancada: manual de iniciação cientifica em laboratórios de pesquisas biomédicas. Porto Alegre: Artmed, 2002.
BRASIL. Ministério da Saúde. Agencia Nacional de Vigilância Sanitária. Regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Brasília: Ministério da Saúde. 2004.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Conselho Nacional do meio Ambiente. Licenciamento ambiental. Brasília. Ministério do Meio Ambiente. 1997. Disponível em http://www.antt.gov.br/legislacao/Regulacao/suerg/Res237-97.pdf. Acesso em 13 de Maio de 2010.
DAMANAN, A. S; FUNK, S; HEPP, L. U; ADARIO, A. M. S; PERGHER, S. B. C Proposta de Gerenciamento de Resíduos Químicos do Laboratório de Ensino de Química do Departamento de Química. Erechim. 2003.
DEBACHER, N. A., SPINELLI, A e NASCIMENTO, M. G. Manual de Regras Básicas de Segurança para Laboratórios de Química (Parte1); Resíduos Químicos: Gerenciamento para Disposição Final (parte2). 2008. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/qn/v21n5/2943.pdf. Acesso em 13 de Outubro de 2009.
GERBASE, A. E; GREGÓRIO, J. R; CALVETE, T. Gerenciamento dos resíduos da
disciplina química inorgânica II do curso de química da universidade federal do Rio
Grande do Sul. 2004. Rio Grande do Sul. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/qn/v29n2/28464.pdf. Acesso em 18 de Março de 2010.
GIL, E. S., GARROTE, C. F; CONCEIÇÃO, E. C; SANTIAGO, M. F; SOUZA, A. R. Aspectos técnicos legais do gerenciamento de resíduos químico-farmaceuticos. 2007. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/qn/v21n5/2943.pdf. Acesso em 10 de fevereiro de 2010.
HIRATA, H. M; Filho, J. M. Manual de Biossegurança. São Paulo: Brasileira, 2002.
ISO TC 207. ISO 14001. 1996 (E).
JARDIM, W. F. Gerenciamento de Resíduos Químicos em Laboratório de Ensino e Pesquisa. 1997. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/qn/v21n5/2943.pdf. Acesso em 13 de Outubro de 2009.
NOLASCO, F. R; TAVARES, G. A; BENDASSOLLI, J. A. Implantação de programas de gerenciamento de resíduos químicos laboratoriais em universidades: análise crítica e recomendações. 2005.
Disponível em http://www.portalperiodicoscaps.pdf. Acesso em 9 de Março de 2010.
SILVA, A. F; SOARES, T. R. S; AFONSO, J. C. Gestão de resíduos de laboratórios: Uma abordagem para o ensino médio. Química Nova, 2010.
TAVARES, G. A; BENDASSOLLI, J. A. Implantação de um programa de gerenciamento de resíduos químicos e Águas servidas nos laboratórios de ensino e pesquisa no CENA/USP. Piracicaba. 2004. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/qn/v28n4/25126.pdf.
Acesso em 03 de Março de 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação, Meio Ambiente e Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a REMAS, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem à REMAS. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim como em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.