O enfrentamento do covid-19 no brasil: impactos, desafios e consequências - Covid-19 coping in brazil: impacts, challenges and consequences

Autores

  • Amanda Alves Dornelas Faculdade do Futuro
  • Deusimar Alves Corrêa Faculdade do Futuro
  • Gleiceane Morais Faculdade do Futuro
  • Ildréia Maquilene Cardoso Faculdade do Futuro
  • Thayna Amaral Romualdo Faculdade do Futuro
  • Flávia Lugão dos Santos Souza Faculdade do Futuro

Palavras-chave:

COVID-19, Infecção por coronavírus, Impactos, Desafios, Saúde mental, Isolamento social, Pandemia

Resumo

Objetivo: Analisar os impactos, desafios e consequências que a COVID-19 vem causando, analisar a saúde mental da população e dos profissionais de saúde, os meios propostos pelo governo para eliminar/erradicar o vírus e as orientações da organização mundial de saúde para prevenção do COVID-19. Método: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, visto que tal estratégia se mostra adequada para sistematização de conhecimentos sobre tópicos ainda pouco explorados, oferecendo subsídios para o desenvolvimento de novas modalidades de intervenção, com avaliação das publicações indexadas nas bases de dados da SCIELO e BVS, durante o período de agosto de 2020. Resultados: Foram encontrados na base de dados da BVS um total de 1.513.583artigos e na SCIELO um total de 903 artigos, desses foram selecionados 12 artigos para compor o presente estudo. Conclusão: Conclui-se que a sociedade em geral está passando por um momento extremamente difícil, onde muitas pessoas morreram e muitas ainda estão internadas em estado grave. O novo coronavírus vem trazendo diversos impactos, desafios e consequências tanto para a população quanto para os profissionais de saúde, além de perda financeira e desemprego. Existem medidas adotadas por diversos governos que foram criadas com o intuito de diminuir os impactos e mortes causados por esse virus, que é a quarentena e o isolamento social. É de extrema importância que a população se conscientize e colabore tomando os cuidados necessários para evitar que a taxa de infecção e as mortes cresçam cada vez mais.

Biografia do Autor

Amanda Alves Dornelas, Faculdade do Futuro

Enfermeira graduada pelaFaculdade do Futuro.

Deusimar Alves Corrêa, Faculdade do Futuro

Enfermeira formada pela Faculdade do Futuro

Gleiceane Morais, Faculdade do Futuro

Enfermeira, formada pela Faculdade do Futuro.

Ildréia Maquilene Cardoso, Faculdade do Futuro

Enfermeira.

Thayna Amaral Romualdo, Faculdade do Futuro

Enfermeira.

Flávia Lugão dos Santos Souza, Faculdade do Futuro

Enfermeira Doutoranda pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ), pós-graduação em Enfermagem Cardiológica pela Escola de Enfermagem Anna Nery (UFRJ), graduação em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), professora da Faculdade do Futuro

Referências

ANTUNES, Bianca Brandão de Paula et al. Progressão dos casos confirmados de COVID-19 após implantação de medidas de controle. Revista Brasileira de Terapia Intensiva, n. AHEAD, 2020.

BEZERRA, Anselmo César Vasconcelos et al. Fatores associados ao comportamento da população durante o isolamento social na pandemia de COVID 19. Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, p. 2411-2421, 2020.

CAETANO, Rosângela et al. Desafios e oportunidades para telessaúde em tempos da pandemia pela COVID-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, p. e00088920, 2020.

CREPALDI, Maria Aparecida et al. Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020.

DA SILVA, Marcello Henrique Araújo; PROCÓPIO, Isabella Mendes. A fragilidade do sistema de saúde brasileiro e a vulnerabilidade social diante da COVID-19. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 33, 2020.

DE HUMEREZ, Dorisdaia Carvalho; OHL, Rosali Isabel Barduchi; DA SILVA, Manoel Carlos Neri. Saúde mental dos profissionais de enfermagem do brasil no contexto da pandemia covid-19: ação do conselho federal de enfermagem. Cogitare Enfermagem, v. 25, 2020.

FARO, André et al. COVID-19 e saúde mental: a emergência do cuidado. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020.

HELIOTERIO, Margarete Costa et al. COVID-19: por que a proteção da saúde dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde é prioritária no combate à pandemia? 2020.

OLIVEIRA, Adriana Cristina de; LUCAS, Thabata Coaglio; IQUIAPAZA, Robert Aldo. O que a pandemia da COVID-19 tem nos ensinado sobre adoção de medidas de precaução? Texto & Contexto-Enfermagem, v. 29, 2020.

OMS e OPAS. Folha informativa-COVID-19 (Doença causada pelo novo coronavírus). 2020 agosto [acessado 2020 agosto 03]. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid 19&Itemid=875

SAIDEL, Maria Giovana Borges et al. Intervenções em saúde mental para profissionais de saúde frente a pandemia de Coronavírus. Revista Enfermagem UERJ, v. 28, p. 49923, 2020.

SCHMIDT, Beatriz et al. Saúde mental e intervenções psicológicas diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Estudos de Psicologia (Campinas), v. 37, 2020.

SOUZA, Luís Paulo et al. Enfermagem brasileira na linha de frente contra o novo Coronavírus: quem cuidará de quem cuida? Journal of Nursing and Health, v. 10, n. 4, 2020.

Downloads

Publicado

14-12-2021

Como Citar

1.
Dornelas AA, Corrêa DA, Morais G, Cardoso IM, Romualdo TA, Souza FL dos S. O enfrentamento do covid-19 no brasil: impactos, desafios e consequências - Covid-19 coping in brazil: impacts, challenges and consequences. Rev. Educ. Meio Amb e Saúde [Internet]. 14º de dezembro de 2021 [citado 25º de janeiro de 2025];11:e-12. Disponível em: https://remas.faculdadedofuturo.edu.br/remas/article/view/12

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.